A protoderme é o meristema que origina a epiderme. Já o meristema fundamental origina o parênquima, o colênquima e o esclerênquima. O procâmbio é responsável pela formação dos tecidos vasculares primários, ou seja, o xilema e o floema.
Meristemas são tecidos que contêm células embrionárias capazes de se dividirem mesmo após a embriogênese ter sido finalizada. ... No ápice do caule e das raízes estão localizados os meristemas apicais (Figura 1). Esses tecidos são responsáveis, principalmente, pelo crescimento em comprimento da planta.
Os estômatos são estruturas encontradas na epiderme vegetal que apresentam como função principal as trocas gasosas. A epiderme vegetal é normalmente o tecido mais externo do corpo de uma planta que se apresenta em crescimento primário.
Os estômatos são estruturas celulares, presentes na parte inferior das folhas, que têm a função de realizar trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente. São constituídos por duas células estomáticas, apresentando uma abertura entre elas, denominada ostíolo.
Córnea: é a camada mais externa. Contém células anucleadas e proteína dura, fibrosa e insolúvel. Tem função de prevenir perda de líquido corpóreo e entrada de água, além de ser barreira para proteger os tecidos subjacentes contra lesões e infecções; Lúcida: camada presente apenas nas palmas das mãos e planta dos pés.
A melanina é uma proteína produzida a partir da tirosina (um aminoácido essencial) por células especializadas denominadas de melanócitos. Esse pigmento apresenta normalmente coloração marrom e sua principal função é proteger o DNA contra a ação nociva da radiação emitida pelo sol.
A melanina é produzida nos melanócitos, células que se originam das cristas neurais do embrião e que se localizam em várias partes do corpo, como olhos, sistema nervoso central, pele e mucosas. Na pele, os melanócitos são encontrados na camada basal da epiderme e, algumas vezes, na derme.
Os melanócitos são células produtoras de melanina responsáveis pela pigmentação da pele. São células derivadas da crista neural , que se localizam não só na camada inferior da epiderme, como também em partes do olho (a úvea ), no ouvido interno , no epitélio vaginal , nas meninges , nos ossos e no coração .
– Cenoura, abóbora, laranja e alimentos ricos em vitamina A, compostos por betacaroteno, estimulam a melanina e mantém o bronzeado por mais tempo. – Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo.
Alguns dos alimentos que possuem essa formação são: manga, mamão, cenoura, abóbora, pimentão. Outros alimentos com tons fortes como beterraba e pitaya são uma boa pedida. "Um super suco com pitaya, cenoura e beterraba é hiper nutritivo e rico em betacaroteno", diz.
Vitamina A: como comentado nos parágrafos acima, a vitamina A ajuda na produção da melanina, além de ser um antioxidante natural e ajudar na restauração da pele.