EQST

O Que Ocorre Com Um Paciente Portador Da Trombocitopenia Auto-imune?

O que ocorre com um paciente portador da trombocitopenia Auto-imune? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que ocorre com um paciente portador da trombocitopenia Auto-imune?

A PTI é uma doença autoimune, isto significa que, o sistema imunológico exagera seu trabalho, e além de produzir anticorpos contra as infecções, ele também gera anticorpos contra as próprias plaquetas, dessa forma, elas são então atacadas pelos anticorpos e prematuramente removidas do sangue.

O que é púrpura imunológica?

A púrpura trombocitopênica imunológica (PTI) é definida como uma doença auto-imune caracterizada por clearance aumentado de plaquetas, causado por auto-anticorpos antiplaquetários, os quais se ligam às plaquetas circulantes, resultando na sua destruição pelo sistema reticuloendotelial(1).

Quem tem PTI pode ter trombose?

A PTI em adultos usualmente apresenta evolução crônica e o diagnóstico é sugerido pela exclusão de outras causas de trombocitopenia. Anticorpos antifosfolípides (AAF) com perda fetal ou trombose vascular definem a síndrome antifosfolípide (SAF).

Qual médico cuida de púrpura?

A púrpura é um problema que afeta as contagens de plaquetas. O especialista a ser procurado é o Hematologista.

Como saber se tem púrpura?

Os sintomas mais comuns de púrpura incluem:
  1. Manchas vermelhas na pele - conheça outras causas de manchas vermelhas na pele;
  2. Pintas vermelhas espalhadas pelo corpo;
  3. Sangramentos pelo nariz, intestinos, gengivas ou trato urinário;
  4. Dor no local das manchas;
  5. Febre.

Quem já teve trombose Covid-19?

Cada paciente deve ter uma avaliação individualizada. Uma parcela desse grupo já teve trombose e está sob uso de anticoagulantes e outra nunca apresentou a doença. De um modo geral, o fato de ter trombofilia não dever ser encarado como uma situação que vai levar formas mais graves da virose.

Quem já teve trombose pode tomar vacina Covid?

Vale ressaltar que, segundo orientações do PNI, pessoas com antecedente de trombose sem trombocitopenia (com plaquetas normais), ou mesmo com fatores de risco para trombose, não têm contraindicação para receber qualquer uma das vacinas disponibilizadas no Brasil.

Qual exame detecta PTI?

Exames Clínicos Hemograma completo: este exame verifica o número de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas no sangue. Na PTI, as contagens de glóbulos vermelhos e brancos são normais, mas a contagem de plaquetas é abaixo da normalidade.