O que o nervo larngeo recorrente? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O nervo laríngeo recorrente é um ramo par do nervo vago. É um importante nervo ligado aos músculos da fonação, pois é o nervo motor da laringe.
Qual a origem do nervo laríngeo recorrente?
O nervo laríngeo recorrente (NLR), origina-se no nervo vago, penetrando como um nervo inferior na laringe, através da região látero-posterior da membrana cricotireóidea, por entre o arco cricóideo e a lâmina da cartilagem tireóidea.
É mais frequente a lesão do nervo laríngeo inferior do lado direito?
Conclusão: A partir deste estudo, pudemos concluir que a apresentação não recorrente do nervo laríngeo inferior é uma rara variação anatômica, mais comum em indivíduos do sexo feminino e presente na maioria das vezes do lado direito do pescoço.
Como se dá a inervação da laringe?
A inervação motora e sensitiva da laringe é dada inteiramente pelo nervo vago (NC X). Os três ramos que contribuem incluem o nervo laríngeo interno, o nervo laríngeo recorrente e o nervo laríngeo externo.
O que é o nervo vago?
O nervo vago, também conhecido por nervo pneumogástrico, é um nervo que percorre do cérebro até o abdômen, e ao longo do seu trajeto, dá origem a vários ramos que inervam diversos órgãos cervicais, torácicos e abdominais, com funções sensitivas e motoras, sendo importante para a manutenção de funções vitais como ...
Qual é a importância evolutiva do nervo laríngeo recorrente em vertebrados?
O que nos faz indagar que talvez não fossemos fruto de uma criação, mas, sim, o resultado de um longo processo evolutivo. Uma expressão categórica de um design imperfeito é o nervo laríngeo recorrente. Esse nervo se insere na laringe onde regula funções como vocalização, deglutição e controle respiratório.
Qual nervo inerva as cordas vocais?
A mucosa da laringe é inervada por dois nervos: o ramo interno do n. laríngeo superior e o n. laríngeo recorrente. O primeiro inerva a mucosa da laringe da epiglote até as pregas vocais.
Como é anatomicamente a laringe?
A laringe é um órgão curto, de forma cônica, constituído de cartilagens, músculos e ligamentos. Está localizada na região do pescoço, entre a quarta e sexta vértebra cervical, conectando a faringe à traqueia. Seu tamanho é variável, sendo maior em homens, em face da influência de hormônios.
Em qual estrutura anatômica estão localizadas as cordas vocais?
laringe
As pregas vocais localizam-se na laringe e são as estruturas responsáveis pela emissão de sons.
Onde se localizam as cordas vocais?
laringe
As pregas vocais, conhecidas como cordas vocais, são duas dobras de músculo e mucosa que se estendem horizontalmente na laringe, com fixação anterior na face interna da cartilagem tireóidea, formando a comissura anterior, a região de convergência de ambas as pregas vocais.