O que o DEXA mede? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A Densitometria de Composição Corporal é realizada em um equipamento chamado densitômetro através da absorção de raios-X de dupla energia (DEXA ou DXA), que mede a densidade de massas magra (músculos), gordurosa e óssea do corpo inteiro e em distribuições específicas (Figura 1).
Como funciona o DEXA?
Conhecida pela sigla DEXA, a Dual-energy X-ray Absorptiometry (DEXA) permite a realização da Avaliação da Composição Corporal Tecidual (ACCT). Através de um levantamento de imagens e dados, o exame mede com alta precisão a massa dos tecidos muscular, ósseo e adiposo do corpo todo, e mesmo dos membros separadamente.
Para que serve a densitometria óssea de corpo inteiro?
A principal serventia da densitometria óssea é justamente detectar mudanças na composição de seus ossos e diagnosticar (ou não) o paciente com condições como a osteoporose.
Para que serve o exame de densitometria corporal?
A densitometria corporal é um exame de diagnóstico por imagens, semelhante às do raio x, que permite avaliar com boa precisão composição corporal (conteúdo corporal de massa magra, gordura e massa óssea).
Quais as indicações para o uso densitometria óssea por DXA?
As 9 indicações para realizar densitometria óssea
Mulheres com mais de 65 anos;
Mulheres com menos de 65 anos com fatores de risco para desenvolver osteoporose;
Aquelas que tiveram menopausa precoce;
Mulheres com deficiência estrogênica antes dos 45 anos;
Qualquer ser humano que tenha sofrido fratura espontânea;
Mais itens...•16 de abr. de 2018
Qual a função do exame de densitometria óssea?
A densitometria mede a massa óssea e pode detectar a osteoporose quando os valores obtidos comparados com pacientes normais estão abaixo de – 2,5 desvios padrão. Ou detectar a osteopenia, que é uma perda de massa óssea menor que a osteoporose (desvio padrão entre - 1,0 e - 2,4).
Qual motivo para fazer uma densitometria óssea do corpo inteiro?
A principal serventia da densitometria óssea é justamente detectar mudanças na composição de seus ossos e diagnosticar (ou não) o paciente com condições como a osteoporose.
O que é densitometria de composição corporal?
Interpretação da composição corporal por densitometria A composição corporal por densitometria por dupla emissão de raios X (DXA) calcula a quantidade de gordura, osso e massa magra, incluindo músculo, vísceras e água, e classifica os achados.
Como fazer exame de bioimpedância?
O exame de bioimpedância é feito em balanças especiais. Estes equipamentos possuem placas de metal que conduzem um tipo fraco de corrente elétrica que atravessa todo o corpo. Com isso, a balança tem a capacidade de avaliar a densidade corporal do indivíduo.