Em genética , os termos cruzamento cromossômico (crossover cromossômico) ou recombinação cromossômica descrevem uma troca de peças entre cromossomos paternos e maternos durante o desenvolvimento das células germinativas , mais precisamente durante a meiose . Assim, os cromossomos são passados para a geração seguinte, que representa uma mistura de seções paternas e maternas e, assim, possibilita uma grande diversidade genética. O cruzamento ocorre no complexo sinaptonêmico (uma estrutura no núcleo da célula) na prófase I durante a divisão celular . A luz microscópicaconsequências visíveis desta recombinação cromossômica são cruzamentos de duas cromátides.
Você já conheceu uma grande família com muitos filhos, todos indistinguíveis uns dos outros? A menos que sejam todos gêmeos idênticos, você ainda não encontrou tal família. Irmãos não gêmeos normalmente têm uma variedade de diferenças físicas, desde distinções sutis nas características até parecer não relacionados. Mesmo que eles tenham herdado cromossomos iguais dos mesmos pais, a combinação de genes é diversificada devido ao cruzamento.
Passo 3: Este passo envolve a criação de uma tabela em que o número de colunas é igual ao número de gâmetas masculinos e o número de linhas é igual ao número de gâmetas femininos. O nosso exemplo é de dois gâmetas de cada progenitor, por isso a nossa tabela terá duas colunas e duas linhas.
Proporções fenotípicas obtidas do cruzamento entre duplo-heterozigotos em diferentes formas de interação de dois genes, com segregação independente. Observe a correlação entre as proporções genotípicas e fenotípicas para cada caso.
Além disso, as pessoas podem estar interessadas em conhecer as probabilidades de aparecimento de características específicas nos seus filhos, especialmente em indivíduos portadores de alelos para doenças hereditárias Através do perfil genético, os médicos e os conselheiros genéticos podem estimar as probabilidades de o seu filho vir a sofrer de uma determinada doença que é transmitida na família.
A genótipo é a sequência única de ADN de um organismo ou, mais precisamente, os alelos que um organismo possui. As características identificáveis ou observáveis do genótipo de um organismo são designadas por fenótipo .
Esse processo recebe o nome de aconselhamento genético. Os distúrbios provocados por casamentos consanguíneos também podem ocorrer entre animais domésticos e de zoológico. Devido ao pequeno número de indivíduos daquela população, é comum o cruzamento de parentes próximos.
Mas muitas vezes é possível que alguns genes se “caminhem” junto com outros genes durante o crossing over, causando um relacionamento de genes ligados . Esses genes não se separam independentemente um do outro durante a meiose II e resultam nas duas características que se manifestam juntas na prole. Por exemplo, cabelo ruivo e sardas são características produzidas pela mesma proteína, MC1R, que é codificada por dois genes ligados. No exemplo, a ponta vermelha do cromossomo na célula do gameta inferior está sendo passada separadamente do resto do cromossomo vermelho na célula acima dela.
É pouco provável que as diferentes raças tenham tido os mesmos alelos desejáveis ou indesejáveis fixados na forma homozigótica, principalmente quanto mais distantes na origem e mais separadas geograficamente forem as raças. Desta forma, ao se cruzar raças diferentes, quanto à fixação de alelos em cada locos, as progênies terão os efeitos deletérios dos genes recessivos encobertos pelos genes dominantes e maior taxa de heterozigose. Esta pode ser definida como a formação de um zigoto pela união de gametas que têm um ou mais alelos distintos.Em relação à complementariedade entre as raças, deve ser destacada a importância da exploração dos potenciais entre as raças exóticas e as nativas. Em clima tropical, e nas condições de criação brasileira, em geral, as raças exóticas não produzem de forma econômica. Entretanto, apesar dos animais naturalizados não sofrerem com os rigores do clima, não apresentam índices produtivos satisfatórios. O cruzamento entre estas raças origina uma população cujo desempenho de produção-rusticidade supera o dos pais.
Resumo da lição" title="Resumo da lição" />
Em alguns eucariotos, a formação do complexo sinaptonêmico só é possível quando a recombinação já começou, em outros também pode ser formada sem que a recombinação tenha começado. No entanto, o processo de recombinação sempre termina dentro do complexo sinaptonêmico. Representação esquemática de uma estrutura Holliday
Na genética, o cruzamento teste ou retrocruzamento , concebido por Gregor Mendel, é feito para determinar se um indivíduo exibindo um caráter biológico dominante é homozigoto ou heterozigoto para aquele caráter. Simplificadamente, cruzamentos testes determinam o genótipo de um indivíduo com um fenótipo dominante.
As covinhas são consideradas uma caraterística dominante, por isso vamos mostrar o alelo para as covinhas como 'D' enquanto o alelo para a ausência de covinhas é mostrado como 'd'. Vamos repetir os mesmos cinco passos.
Realizar o cruzamento é bastante simples, pois basta juntar os possíveis gametas em cada um dos quadrados em branco. Sendo assim, em cada um dos quadrados, teremos dois alelos da característica estudada: um proveniente de um indivíduo e outro proveniente do outro.
Os pontos de quebra nos cromossomos são colocados juntos “crosswise” ( crossing over ). Portanto, regiões cromossômicas inteiras são trocadas entre dois cromossomos. As fitas simples de DNA são separadas e as chamadas junções de Holliday são formadas.
Essa Lei determina que cada característica é determinada por dois fatores, que se separam na formação dos gametas. Mendel chegou a essa conclusão, quando percebeu que linhagens diferentes, com os diferentes atributos escolhidos, sempre geram sementes puras e sem alterações ao longo das gerações.
Durante fertilização , os gâmetas de dois progenitores de sexos biológicos opostos (masculino e feminino) fundem-se e criam um zigoto , a célula diploide Os organismos diplóides, como os humanos, são portadores de dois alelos (variantes) por cromossoma. gene Quando os dois alelos são iguais, o organismo é homozigótico Por outro lado, o organismo é heterozigótico quando os alelos são diferentes.
Modelos de cruzamento. A metodologia desenvolvida por Mendel para a realização de qualquer experiência em Genética tem por requisitos rigorosos a utilização de linhas puras como progenitores iniciais, e a não-introdução de outros alelos, para além do conjunto inicial proveniente desses progenitores, nas gerações subsequentes.
Preencha o quadrado de punnet abaixo para um cruzamento mono-híbrido em que a mãe é heterozigótica e o pai é homozigótico recessivo. Progenitor masculino: ww x Progenitor feminino: Ww
Qual é o rácio entre os fenótipos das crianças? Três das quatro crianças potenciais têm o alelo dominante para o enrolamento da língua. Por isso, conseguem enrolar a língua. Apenas uma das crianças possíveis é homozigótica recessiva para este gene e não consegue enrolar a língua. Portanto, o rácio de enroladores de língua e não enroladores neste cruzamento é de 3:1.
Além do crossing over, as mutações também desempenham um papel importante na variabilidade, pois também alteram o material genético e podem ser transmitidas aos descendentes. Em seguida, assista ao nosso vídeo de mutação para descobrir quais são os tipos de mutações e quais efeitos elas têm. Você também pode aprender lá por que nem todas as mutações têm impacto, então confira!
Cruzar dois organismos em genética significa fazê-los acasalar para que a sua descendência possa ser estudada para melhor compreender como uma determinada caraterística é herdada ao longo das gerações.