A noradrenalina é um composto químico da família das catecolaminas, que apresentam como precursor o aminoácido tirosina. A noradrenalina atua como neurotransmissor e como hormônio e é um precursor endógeno da adrenalina. A noradrenalina é também chamada de norepinefrina e foi identificada em meados dos anos 60.
Exercícios físicos: É a forma mais natural de estimular a endorfina no organismo. Quando praticamos alguma atividade esportiva, o nosso cérebro eleva as suas funções e libera mais neuro-transmissores para a corrente sanguínea.
A epinefrina está indicada para o tratamento de situações de emergência de reações alérgicas graves ou anafilaxia provocadas por amendoins ou outros alimentos, medicamentos, picadas ou mordeduras de insectos, e outros alergênios.
A adrenalina é o medicamento de eleição para o tratamento da anafilaxia. Administrada por via intramuscular, na face anterolateral da coxa, na dose indicada para a idade, apresenta grande eficácia e segurança comprovada desde que o seja tão logo quanto possível.
Várias aminas simpaticomiméticas podem ser utilizadas para aumentar a força de contração do coração, sendo que alguns fármacos apresentam desvantagens. A noradrenalina intensifica a vasoconstrição periférica e a adrenalina aumenta a frequência, podendo predispor o coração a arritmias perigosas.