EQST

O Que Nefrolitase No Obstrutiva Direita?

O que é nefrolitíase não obstrutiva à direita?

Nefrolitíase é uma das doenças mais comuns do trato urinário, apresentando altas taxas de incidência, prevalência e recorrência. Pode ser definida como concreções de cristais que se formam no trato urinário e causam sintomas apenas quando o tamanho atinge o suficiente para serem vistas nos exames de imagem.

O que é nefrolitíase não obstrutiva bilateral?

A litíase renal (ou nefrolitíase) nada mais é do que a formação de cálculos dentro do sistema urinário de um paciente. Para entendermos um pouco mais sobre sua patologia, é necessário saber do que esses cálculos podem ser feitos.

Quando operar nefrolitíase?

Cálculos ≥ 7 mm: Apresentam remota chance de eliminação espontânea (<10%), estando indicada a intervenção urológica; Cálculo entre 5-7 mm: Nestes casos a conduta deve ser individualizada, visto que ainda há chance considerável de eliminação (60%);

O que pode causar nefrolitíase?

Os fatores de risco já estabelecidos para a formação de cálculos urinários (problema também denominado nefrolitíase, urolitíase ou, popularmente, pedras nos rins) podem ser divididos em intrínsecos, que compreendem idade, sexo e hereditariedade, e fatores extrínsecos, como os geográficos e climáticos (por exemplo, ...

O que é litíase renal?

Refere-se à presença de “pedras” nos rins. É uma das causas mais frequentes de cólicas renais. Os cálculos podem ter diversas composições, sendo os mais frequentes os de oxalato de cálcio e de ácido úrico. Podem causar perda de sangue na urina (hematúria), infeções renais (pielonefrite) ou cólica renal.

Como tratar nefrolitíase bilateral?

A litotripsia extracorpórea (LECO), por ser método não invasivo e com baixa incidência de complicações, tem atualmente grande aplicação no tratamento da nefrolitíase.

Quem trata nefrolitíase?

O Nefrologista é um especialista de problemas renais, somente. Além disso, o nefrologista atende casos em que o paciente pode ser tratado somente com medicamentos.

O que é nefrolitíase no pulmão?

A nefrolitíase constitui uma das doenças urológicas mais comuns. Em países industrializados, até 12% dos homens e 7% das mulheres apresentarão litíase do trato urinário ao longo da vida, com taxas de recorrência de até 50%.

O que é e como ocorre a nefrolitíase?

A nefrolitíase, ou doença da pedra nos rins, é uma condição na qual os indivíduos formam cálculos (pedras) na pelve renal e nos lúmens tubulares. As pedras se formam a partir de cristais que precipitam (separam) da urina. As próprias pedras também são chamadas de cálculos renais.

Quais os principais fatores de risco para litíase renal?

Quais os fatores de risco para a formação de pedras nos rins? Há muitos fatores que aumenta as chances da formação de cálculos, como distúrbios de metabolismo, hereditariedade, idade, sexo, hábitos alimentares, atividade física.

Quais são os sinais e sintomas da Litiase?

Os sinais e sintomas mais comuns do cálculo renal são:
  • desconforto ou dor lombar ("dor ao fundo das costas") unilateral: frequente;
  • presença de sangue na urina (também conhecido por hematúria), visível a olho nu (hematúria macroscópica) ou apenas identificado em exame à urina (hematúria microscópica): frequente;
Mais itens...

É recomendado como parte do tratamento da litíase renal?

Dissolver Cálculos de Ácido Úrico e Cistina Em doentes com cálculos de ácido úrico puro (uma minoria) e hiperuricemia, é recomendada a terapêutica com alopurinol (300 mg por dia), já que reduz a excreção de ácido úrico.

Qual o tratamento para Nefrocalcinose?

É indicado aumentar a ingestão de líquidos, fazer mudanças e adequações na dieta e evitar a formação de cristais de cálcio na urina com medicações específicas como os diuréticos tiazídicos e medicações para alcalinizar a urina, como o citrato de potássio.

Qual é o nome do médico que trata dos rins?

Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. O médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista.

Como é feito o exame nefrolitíase?

Os exames laboratoriais iniciais em todos os pacientes com suspeita de nefrolitíase são a urinálise, o hemograma completo e a bioquímica sérica, incluindo eletrólitos, ureia/creatinina sérica (para avaliar a função renal), cálcio, fósforo e ácido úrico.