Os maciços rochosos são objetos de estudo das Engenharias Geotécnica, de Minas e Civil. Eles consistem em unidades geológicas que compõem a superfície do nosso planeta e podem ser formados por conjuntos de rochas variadas.
Os maciços rochosos sob o ponto de vista de sua utilização na engenharia civil são compostos por um conjunto de blocos originados da rocha intacta, sendo limitados pelas descontinuidades.
Em geologia, uma fractura é uma superfície num volume de rocha onde não se observa deslocamento relativo entre blocos, distinta da falha, que apresenta deslocamento paralelo ao plano da fratura, e da diaclase, onde o deslocamento é perpendicular (afastamento).
Uma rocha – na literatura especializada nunca se utiliza o termo “pedra” – corresponde a um agregado de minerais. Portanto, os minerais são apenas composições que estruturam as rochas. Um exemplo é o granito, em que uma de suas variações apresenta uma composição de quartzo, mica e feldspato.
Rocha é um conjunto natural de minerais. ... Assim, a diferença primordial entre pedra e rocha seria no material que compõe cada uma. Deste modo, pedra (também denominado de mineral) é um material sólido natural. Além disso, é inorgânico, homogêneo, possui composição química definida e uma estrutura cristalina.
Um dos critérios para a classificação é a origem. Com base neste critério, as rochas se classificam em: magmáticas, sedimentares e metamórficas. As magmáticas formaram-se pela ação direta da solidificação do magma. Já as sedimentares sofreram a ação de vários fatores do ambiente, como chuva e vento.
O planeta Terra é formado por camadas. A mais externa delas, chamada de crosta, é composta por três tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas.
Em razão dessas diferenças em sua gênese, as rochas magmáticas são divididas em intrusivas (que se formam abaixo da superfície) e extrusivas (que se formam sobre a superfície).