O limite de Plasticidade é definido como o menor teor de umidade com o qual se consegue moldar um cilindro com 3 mm de diâmetro, rolando-se o solo com a palma da mão. O Limite de liquidez marca a transição do estado semi-plástico ao estado plástico.
IP = LL - LP OBJETIVO A determinação do LL e LP de um solo objetiva o conhecimento da plasticidade do mesmo.
A consistência de um solo no seu estado natural, com teor de umidade h, é expressão numérica pela relação: IC = ( LL – h ) / IP Segundo o IC as argilas classificam-se em: - muito mole IC < 0 - moles 0 < IC < 0.
O índice de consistência é a relação entre a diferença do limite de liquidez para umidade natural e o índice de plasticidade.
Os solos podem apresentar diferentes tipos de consistência a depender da quantidade de água que possuam. Essa consistência pode ser sólida, semi-sólida, plástica ou a de um fluido denso. Existem valores de teor de umidade que separam um estado de consistência de outro, são os limites de consistência.
Os limites de Atterberg ou limites de consistência são métodos de avaliação da natureza de solos criado por Albert Atterberg. Através duma série de testes e ensaios é possível definir o Limite de liquidez, o Limite de plasticidade e o Limite de contração de um solo.
Consistência - a consistência diferencia a adesão e coesão de partículas do solo, que podem variar em função da textura, matéria orgânica e mineralogia e deve ser observada em campo em três condições de umidade: - Consistência seca - avalia o grau de resistência à quebra ou esboroamento do torrão.
Para o solo úmido observa-se a friabilidade, que caracteriza a facilidade de ruptura da massa ao ser comprimida, definindo-se consistências soltas, friáveis e firmes. Finalmente, para o solo seco o parâmetro analisado é a tenacidade, que é a resistência da amostra ao se tentar esfarelá-la com os dedos.
Define-se a umidade (h) de um solo como a razão entre a massa da água (Ma) contida num certo volume de solo e a massa da parte sólida (Ms) existente nesse mesmo volume (CAPUTO, 2017).
Tensiômetro é um equipamento que mede o potencial mátrico do solo, isto é, mede a tensão com que a água está retida pelas partículas do solo. Com as medidas de tensão pode-se obter o teor de água no solo e por isso esse método determina de forma indireta a umidade do solo.
Medindo a umidade relativa do ar no ponto de condensação
Um medidor de condutividade elétrica, ou medidor EC, é o único dispositivo comum que pode ser usado para medir a salinidade do solo. Também pode ser usado para medir a salinidade da água, mas um medidor de alta qualidade pode ser muito mais caro do que um refratômetro ou hidrômetro.
O procedimento é muito simples e consiste em criar duas fileiras de buracos na parte inferior da parede com umidade por capilaridade e somente em uma de suas extremidades, sendo que a parede é perfurada ziguezagueando os furos para permitir uma distribuição uniforme do produto.
Para evitar ou solucionar esses problemas, deve-se revestir a área interna das paredes em contato com o solo utilizando o impermeabilizante camada grossa quartzolit. Solos pouco permeáveis, muros de contenção e subsolos também podem sofrer esforços causados pela geometria dos aterros e pelas altas pressões de água.
Para diminuir a umidade da casa, deixe portas e janelas abertas por algum tempo para ventilar os cômodos, depois feche e não abra mais para evitar a entrada de mais umidade. Esse hábito deve ser mantido nos dias mais úmidos, porém quando o tempo estiver mais seco, as janelas e portas podem permanecer abertas.
Para isso, lixe e raspe toda camada de tinta na região afetada pela umidade, ampliando um pouco o local para garantir que todo o fungo seja removido. Em seguida, aplique um produto impermeabilizante. Após o período da secagem já é possível pintar a parede.