EQST

O Que Hipertireoidismo Artigo?

O que é hipertireoidismo artigo?

Hipertireoidismo é caracterizado pelo aumento da síntese e liberação dos hormônios tireoidianos pela glândula tireoide. A tireotoxicose refere-se à síndrome clínica decorrente do excesso de hormônios tireoidianos circulantes, secundário à hiperfunção da glândula tireoide ou não.

Como o hipotireoidismo é diagnosticado?

No exame clínico, o endocrinologista apalpa o pescoço para ver se há alguma alteração na tireoide. Porém, para confirmar se a glândula está trabalhando lentamente, é preciso fazer um exame de sangue. O teste consegue medir as dosagens de T3 e T4. Se a dupla estiver lá embaixo, há suspeita de hipotireoidismo.

Como classificar o hipertireoidismo?

Pode-se classificar hipertireoidismo com base na absorção de iodo radioativo tireoidiano e presença ou ausência de estimuladores de tireoide circulantes (ver tabela Resultados de exames laboratoriais da função tireoidiana em várias situações clínicas.

O que é tireoide PDF?

A tireoide é uma glândula em formato de borboleta, localizada na base do pescoço, à frente da traquéia e logo abaixo da cartilagem tireoide (mais conhecida como pomo-de-adão). A glândula tireoide produz dois hormônios chamados tri-iodotironina e tiroxina, mais conhecidos como T3 e T4, respectivamente.

Qual a farmacoterapia do hipertireoidismo?

O tratamento é feito com fármacos antitireoidianos, cirurgia e iodo radioativo. Os fármacos antitireoidianos (metimazol e propiltiouracil) controlam o hipertireoidismo durante seu uso e podem induzir à posterior remissão da doença.

Como deve ser feito o diagnóstico laboratorial para hipotireoidismo central?

O diagnóstico laboratorial do hipotireoidismo é feito através da dosagem sérica de TSH e T4 livre (T4L). O TSH é padrão-ouro para avaliação da função tireoidiana, com sensibilidade de 98% e especificidade de 92% para definição do diagnóstico.

Quais exames para diagnosticar hipotireoidismo?

O exame TSH tem como objetivo analisar os problemas que podem ser encontrados na tireoide e avaliar a sua função. As alterações na função da tireóide podem ser classificadas em hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

O que é considerado hipertireoidismo?

Hipertireoidismo é quando a tireoide produz mais hormônios do que deveria. Já o hipotireoidismo é quando a tireoide produz menos hormônios do que deveria. Em adultos, a doença de Hashimoto (quando o sistema imunológico ataca a glândula da tireoide) é a causa mais comum do hipotireoidismo.

Qual é a diferença entre hipotireoidismo e hipertireoidismo?

A tireoide produz os hormônios tireoidianos, que são responsáveis por várias atividades do corpo, principalmente aquelas relacionadas com a taxa de metabolismo de diversos órgãos e sistemas. O aumento da secreção dos hormônios tireoidianos é o hipertireoidismo, enquanto sua secreção diminuída é o hipotireoidismo.

Como é o funcionamento da tireoide?

Os hormônios produzidos pela tireoide são o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina) e eles atuam em todo o nosso organismo. Quando a essa glândula não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo.

Quais são as consequências do hipertireoidismo?

Já no hipertireoidismo os sintomas característicos são: insônia, perda de peso, apesar do aumento do apetite, pele quente e úmida, tremores, fraqueza muscular, taquicardia, nervosismo e diarreia. O hipertireoidismo não tratado também pode levar a consequências graves: fibrilação atrial (taquiarritmia) e osteoporose.

Quais exames pedir para hipotireoidismo?

O diagnóstico laboratorial do hipotireoidismo é feito através da dosagem sérica de TSH e T4 livre (T4L). O TSH é padrão-ouro para avaliação da função tireoidiana, com sensibilidade de 98% e especificidade de 92% para definição do diagnóstico.

Qual o melhor exame para tireoide?

Os exames mais solicitados para avaliar a tireoide são:
  1. Dosagem de hormônios da tireoide. ...
  2. Dosagem de anticorpos. ...
  3. Ultrassonografia da tireoide. ...
  4. Cintilografia da tireoide. ...
  5. Biópsia da tireoide. ...
  6. Autoexame da tireoide.

Qual exame detecta Hashimoto?

Para ajudar o diagnóstico de tireoidite de Hashimoto: Anticorpos antitireoperoxidase (anti-TPO). Esse exame detecta autoanticorpos contra uma enzima específica da tireoide. Valores altos indicam lesão autoimune da glândula devido a tireoidite de Hashimoto ou a doença de Graves.