O gênero textual relato de experiência que os autores devem utilizar é um diálogo entre o passado recente vivido, o presente de quem relembra e os leitores do texto.
Relato de experiencia, seria a mesma coisa que relato pessoal. Esse tipo de relato vai contar a vida/experiencia/ ou algum acontecimento da pessoa que o escreve, ou seja, terão características de narração, porém será uma história real do autor.
"Memória" é o nome dado ao gênero textual que tem por objetivo relatar fatos e acontecimentos, por meio de uma narrativa, ocorridos no passado do narrador. Entre suas características, está o fato de ser um texto biográfico ou com contornos biográficos.
Para escrever um relato de memória você deve dividir seu relato em início, desenvolvimento e final, tal como uma estrutura comum. O que muda é que você usará a narração em primeira pessoa para contar alguma história.
Um relato histórico ainda conta com marcadores de tempo na narração. No qual fatos acontecem de forma sucessiva, tendo como fundamento uma sequência de tempo. Ainda falando sobre tempo, o tempo verbal utilizado nesse tipo de relato é o passado, uma vez que os fatos aconteceram antes do relato desenvolvido pelo autor.
O gênero textual de viagem apresenta o objetivo de documentar e detalhar todas as experiências de viagem que ocorram durante a vida do autor, no sentido de se tratar de uma narrativa descritiva.
Ilustra as pessoas, os eventos e aquilo que o autor vê ou sente, quando se encontra num país estrangeiro ou em lugar estranho. Não é necessariamente um guia mas um relato daquilo que experimenta ou sente o autor-viajante, ao se encontrar diante de novos territórios e diferentes culturas.
Resposta. Resposta: para mostrar que a pessoa viveu determinado momento mas falando dela mesmo não como se fosse outra pessoas.
RELATO DE VIAGEM, OS PIRATAS EXISTEM, INTEPRETAÇÃO 6º ANO. O texto abaixo faz parte do primeiro capítulo do livro Família Schürmann: um mundo de aventuras. Nesse livro, Heloísa Schürmann relata uma viagem feita por ela e sua família através dos oceanos, a bordo do veleiro Aysso.
A história dos piratas é tão antiga quanto a própria navegação. Eles existem desde o momento em que o homem passou a transportar bens e mercadorias usando rios e mares, atacando os barcos e roubando os carregamentos.