Em zoologia, chama-se pulmão folhoso ou foliáceo ou ainda filotraquéia a um órgão da respiração das aranhas e outros aracnídeos formado por uma série de lâminas do tecido do sistema respiratório do animal.
→ Respiração traqueal A respiração do tipo traqueal ocorre em animais dotados de um órgão respiratório denominado de traqueia, que apresenta tubos ocos e quitinosos. Esse órgão é responsável por levar o oxigênio do meio até os tecidos para que nessa região ocorram as trocas gasosas.
respiração branquial
Crustáceos. Os crustáceos são animais artrópodes que possuem uma crosta protegendo o corpo em sua maioria animais aquáticos e de respiração branquial.
A respiração dos anfíbios pode ser branquial, cutânea ou pulmonar. Também pode ocorrer a combinação de mais de um tipo de respiração em um mesmo espécime.
Podemos identificar 3 principais padrões respiratórios, na maioria das pessoas: Shallow Breathing. Respiração Abdominal. Presença de Apneia....Fora estes, existem ainda alguns padrões respiratórios patológicos documentados:
A MAIORIA dos seres vivos respirampara obter o oxigênio do ar. Assim, nas células, este oxigênio reage com a glicose (que veio da digestão) e libera ENERGIA. ...
A respiração cutânea ou tegumentar é definida como o processo em que os animais realizam trocas gasosas diretamente entre sua superfície corporal e o ambiente. ... Os animais que apresentam respiração cutânea são os poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos, alguns anelídeos e anfíbios.
Jararaca, Coral, Cascavel, Surucucu. Jiboia, Sucuri. Apesar destas características serem as dominantes, algumas espécies não correspondem a esse padrão. Um exemplo é a cobra coral, que apesar de peçonhenta, não possui fosseta loreal.