Um processador de 64 bits consegue manobrar uma muito maior quantidade de dados e é por isso que apenas a versão de 64 bits do Windows consegue usar mais de 4 GB de memória RAM. Na verdade, não é uma limitação do processador mas sim do Windows.
Neste caso você tem um pequeno ganho de desempenho devido ao uso dos novos registradores e o processador passa a suportar mais de 4 GB de memória RAM.
Se seu processador suporta: x86 e ate 4gb de memoria RAM, instale um sistema de 32bits. Caso suporte x86-64 e tenha no mínimo 4gb de memoria RAM, instale um sistema 64 bits. Mas se sua maquina suporta a nova plataforma, não necessário usa-la, você pode instalar uma versão 32 bits.
A diferença do ARM para o x86 se dá principalmente na complexidade de sua composição, enquanto o x86 é desenvolvido a partir de uma arquitetura mais complexa o ARM é baseado na RISC (Reduced Instruction Set Computer), que conforme o próprio nome já diz, tem como objetivo ser mais simples.
Enquanto um sistema operacional 32 bits pode endereçar "apenas" 4 GB de RAM, a versão 64 bits alcança, teoricamente, 128 GB de RAM ou até mais. ... Em netbooks a situação é um pouco diferente, pois não é comum ver modelos com mais de 2 GB de RAM, então você pode optar sempre pela versão de 32 bits.
Do ponto de vista técnico, processadores de 32 bits têm a capacidade de processar “palavras” (sequência de bits) de até 32 bits, enquanto os de 64 bits podem trabalhar aquelas de até 64 bits, ou seja, o dobro de informações.
O primeiro passo para fazer a verificação é clicar no símbolo do Windows, que fica no canto inferior esquerdo (ou no atalho WinKey + X). Depois clique em “Sistema”, uma janela irá abrir, basta procurar “Tipo de Sistema”. Nele estará se o Windows instalado em seu computador é de 32 ou 64 bits.
Como saber se meu computador está executando a versão do Windows de 32 bits ou de 64 bits?
Utilizar um Windows 64 com pouca memória RAM implica em uma menor eficiência da máquina, no entanto, essa versão é capaz de reconhecer mais memória RAM do que a versão 32 bits. A velocidade do processamento dos dados é determinada pelo clock do processador, e não pela sua arquitetura.
O processo também começa pelo menu Iniciar. Depois de acessar o item "Propriedades", clicando em "Computador" com o botão direito do mouse, uma janela repleta de informações surgirá. Preste atenção na seção "Sistema" e veja que em "Tipo de sistema" está caracterizado o número de bits do seu Windows.
Clique com o botão direito em Meu computador, selecione Propriedades, depois clique na guia Geral. O tipo de processador e a velocidade serão exibidos na janela Propriedades do sistema. Na configuração do CMOS: Reinicie o computador.
Se a tecla do Windows não estiver disponível no teclado, com o mouse, acesse o ícone do Windows localizado no canto inferior esquerdo da tela, clique com o botão direito e selecione Sistema. Procure o nome e número do processador nas informações do Processador .
O “Intel Core” refere-se à marca do chip. Já o “i5″ é o identificador da linha do processador dentro da sua família. No caso é a linha de processadores i5. Já em “3330″, o primeiro dígito "três" identifica a geração à qual ele pertence.
Gerações. A Intel começou a fabricar essa família de processadores em 2010. De lá para cá, a empresa já lançou oito gerações de Intel Core i3, i5 e i7 e duas do i9. Isso significa que é possível encontrar, em uma mesma loja, um PC com um i3 de quinta geração e outro com um i3 de sexta geração.
Em um notebook i3, o processador vem com dois núcleos, o que significa que a sua capacidade pode ser dobrada. Quanto mais núcleos tiver, mais programas poderão ser aproveitados no seu notebook simultaneamente. Com o recurso Hyper-Threading Technology, você pode chegar a até quatro núcleos.
Intel Core i3 é a família de processadores da Intel, destinado a Desktops x86-64. Concebido no mesmo ano que o processador Core i5, o processador Core i3 é o processador de menor poder de processamento se comparado aos seus irmãos Core i7 e Core i5, da família Nehalem.
Notebook Core i3: veja as melhores opções à venda no Brasil em 2021