O que falar no lugar de de nada? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Forma cortês de resposta a um agradecimento: 1 não há de quê, não tem de quê, não seja por isso, eu que agradeço, obrigada eu, obrigado a você, nada, por nada, que nada, disponha, às ordens, imagina.
O que significa a palavra por nada?
locução adverbial Sem relevância, insignificante; desprovido de sentido, razão ou justificativa: eles acabam sempre brigando por nada. De nada; não tem de quê; modo de agradecimento usado em resposta a: - muito obrigada pelo presente! - Por nada!
Por que se fala de nada?
Ele vem do verbo em latim obligare, que significa “responsabilizar”, “dever”. Por isso, quando alguém nos agradece, é como se dissesse “fico devendo uma obrigação”. Por educação, quem presta um favor responde “de nada”, que significa “de modo nenhum” e vem do latim rem natam.
Qual palavra substitui por nada?
14 sinônimos de por nada para 1 sentido da expressão por nada: Forma cortês de resposta a um agradecimento: 1 de nada, nada, não há de quê, não tem de quê, não seja por isso, obrigada eu, obrigado a você, que nada, disponha, às ordens, imagina, eu que agradeço, obrigado, obrigado eu.
Por que se diz de nada para obrigado?
"Obrigado" é o agradecimento básico da língua portuguesa e do povo brasileiro. Etimologicamente, entretanto, "obrigado" é o antiagradecimento. A palavra "agradecer" contém a raiz "gratus", do latim, que significa ser acolhido ou acolher com favor, de forma agradável –termo que, aliás, tem a mesma origem de agradecer.
Como escrever a palavra de nada?
A forma correta de se escrever essa expressão, que constitui uma resposta a um agradecimento, é de nada, separado e com “de”.
Quando você não pode fazer nada palavra?
12 sinônimos de incapaz para 2 sentidos da palavra incapaz: Que não tem competência: 1 incompetente, inábil, desqualificado, estúpido, ignorante, inabilitado, inapto, incapacitado, inepto, tapado.