EQST

O Que Fala O Livro Decameron?

O que fala o livro Decameron?

É um romance que fala sobre 7 mulheres e 3 homens que decidem fugir da peste que assolava a cidade de Florença, na Itália, no ano de 1348. Os 10 partem juntos para uma casa de campo, onde ficam por 10 dias, a fim de se proteger das doenças e celebrar a vida.

O que quer dizer Decamerão?

Decameron (Brasil: Decamerão ou Decameron: ou Príncipe Galeotto /Portugal: Decameron (vocábulo com origem no grego antigo: deca, "dez", hemeron, "dias", "jornadas") é uma coleção de cem novelas escritas por Giovanni Boccaccio entre 1348 e 1353.

Quem foi o autor da obra decamerão de que ela fala?

Ao longo da peste que dizimou Florença, no século XIV, dez jovens inspirados e criativos deixaram a cidade, isolando-se em um palácio, no qual passaram um tempo incontável objetivamente, referenciado por “dez jornadas”.

O quê Boccaccio dizia a respeito da peste negra?

A morte pandêmica é portanto uma morte seletiva. É à explicitação das desigualdades que se dedica Boccaccio, o que pode ser ilustrado por meio de alguns excertos: falta de assistência médica: “sobreveio a morte de inúmeras pessoas, que, certamente, se tivessem merecido ajuda, teriam sobrevivido.

De quem é a obra Decameron?

Giovanni Boccaccio Escrita entre 1348 e 1353, esta obra é considerada como a obra-prima de Giovanni Boccaccio, constituindo, do ponto de vista estilístico, o mais perfeito exemplo da prosa clássica italiana.

Quais os sintomas descritos por Boccaccio?

Conheça alguns de seus sintomas, segundo Boccaccio: “(…) apareciam no começo, tanto em homens quanto nas mulheres, ou na virilha ou na axila, algumas inchações. Algumas destas cresciam como maçãs; outras, como um ovo; cresciam umas mais, outras menos; chamando-as o populacho de bubões.

Qual foi o grande clássico no campo dos estudos históricos artísticos sobre a peste negra?

O grande clássico no campo dos estudos histórico-artísticos sobre a peste negra continua sendo “Painting in Florence and Siena after the Black Death”, publicado pelo americano Millard Meiss em 1951. ... Muitos pintores, escultores e arquitetos de renome são vitimados pela peste, e jovens aprendizes assumem suas funções.

O que foi a peste negra quais foram as suas consequências?

Sem dúvida a maior consequência da Peste Negra foi seu impacto sócio-econômico mundial, causado pela grande mortandade sobretudo na Europa e na Ásia. Estima-se que a população mundial tenha se reduzido de pouco mais de 400 milhões para 300 milhões, uma perda de mais de 25%.

Quantas pessoas morreram por causa da peste negra?

A Peste Negra (também conhecida como Grande Peste, Peste ou Praga) foi a pandemia mais devastadora registada na história humana, tendo resultado na morte de 75 a 200 milhões de pessoas na Eurásia, atingindo o pico na Europa entre os anos de 1347 e 1351.

Como a peste negra matava?

Na Era Medieval, era comum a morte dos pacientes entre 2 e 7 dias após o aparecimento dos sintomas. Hoje em dia, com o avanço da medicina, a doença pode ser tratada e a taxa de mortalidade por peste negra é baixa. O tratamento é feito com antibióticos e há a necessidade de isolamento durante cerca de 6 dias.

Como acabou a peste negra na Idade Média?

Para curar da peste negra, não havia muito que fazer, a não ser isolar o doente. Mesmo assim, o contágio atingiu e matou os habitantes de aldeias inteiras, esvaziou mosteiros e assustou populações.

Como a doença peste negra era transmitida?

A transmissão da peste negra é feita na maioria dos casos através dos roedores, especialmente os ratos, mas normalmente a doença chega até aos humanos através das pulgas. Isso acontece porque, após causar a morte ao rato, a pulga geralmente migra para outros corpos para continuar se alimentando do sangue.

Quem descobriu a cura para a peste negra?

A partir de 1895 até 1897, Yersin aprofundou seus estudos sobre a peste bubónica. Em 1895 regressou ao Instituto Pasteur em Paris e com Émile Roux, Albert Calmette e Armand Borrel, preparou o primeiro soro anti-peste.

Qual a origem da doença peste negra?

A peste bubônica é uma doença causada pelo Yersinia pestis, uma bactéria que é encontrada em pulgas que ficam em ratos contaminados. Quando as pulgas contaminadas têm contato com seres humanos, a transmissão da doença acontece. ... Os historiadores acreditam que a peste negra surgiu na Ásia Central.

Como foi descoberta a cura da peste negra?

Em 1894, Yersin foi enviado, a pedido do governo francês e do Instituto Pasteur, a Hong Kong a fim de pesquisar a epidemia que ali grassava. Numa pequena cabana, ppróximo ao instituto, tendo ao seu lado o cientista japonês Kitasato Shibasaburo, fez sua grande descoberta do patogênico causador da peste.