O que e como funciona uma VLAN? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Uma rede local virtual, normalmente denominada de VLAN (Virtual Local Area Network), é uma rede logicamente independente. Várias VLANs podem coexistir em um mesmo comutador (switch), de forma a dividir uma rede local (física) em mais de uma rede (virtual), criando domínios de broadcast separados.
Qual a função de uma VLAN?
Dentro de uma rede de computadores, uma VLAN é quando você cria uma separação entre partes da rede. Você literalmente divide a rede em pedaços separados, aonde um pedaço não fala com o outro (pelo menos não diretamente). ... Ou seja, temos apenas um switch real, porém várias redes virtuais (dai o termo VLAN).
O que é habilitar VLAN?
As VLans, nada mais são do que redes locais (Lan) virtuais. Ou seja, são redes lógicas configuradas em um mesmo ativo de rede (roteadores e switches, por exemplo). Com ela é possível dividir nossa rede em quantas partes precisarmos para o projeto.
Por que criar VLAN?
O recurso de VLANs facilita aos administradores de rede separarem uma única rede comutada para atender aos requisitos funcionais e de segurança de seus sistemas sem a necessidade de instalar novos cabos ou fazer grandes alterações em sua infraestrutura de rede atual, principalmente no ambiente físico.
Como configurar uma rede VLAN?
1. Vá em LAN >> VLAN clique em Enable para habilitar a configuração VLAN, e crie uma VLAN para cada sub-rede LAN, selecione as portas LAN a serem utilizadas, clique em Enable em VLAN Tag, e define um único VLAN ID (VID) para cada VLAN.
Quantas VLANs podem ser criadas?
Você pode criar mais de uma VLAN em um switch, mas estas redes não podem se comunicar diretamente por ele. Se elas pudessem, não faria sentido ter uma VLAN. Afinal, o objetivo da VLAN é isolar uma parte da rede. A comunicação entre as VLANs requer o uso de um roteador.
Qual a finalidade do protocolo IEEE 802.1 Q?
O padrão IEEE 802.1Q define a operação de VLAN que permitem a definição, operação e administração de topologias de LAN virtual dentro de uma infraestrutura de rede local.
Como habilitar uma VLAN?
1. Vá em LAN >> VLAN clique em Enable para habilitar a configuração VLAN, e crie uma VLAN para cada sub-rede LAN, selecione as portas LAN a serem utilizadas, clique em Enable em VLAN Tag, e define um único VLAN ID (VID) para cada VLAN.
Em que situações é recomendável usar VLANs?
Em muitas empresas, é comum o uso de VLANs para separar o tráfego de dados de departamentos diferentes e isso é feito basicamente por três motivos: segurança, desempenho e organização. O seu cliente pode não querer ter na sua rede de dados o tráfego das câmeras de CFTV – e ele tem razão.
Quais as vantagens ao se utilizar VLANs numa lan?
Para uma VLAN baseada no endereço IP, a grande vantagem é a não necessidade de reconfiguraçaõ quando há movimentação de usuários, isto se não houver mudança no endereço de rede. Porém, o encaminhamento de pacotes requer mais tempo, já que é feita a análise de uma informação da camada 3.
O que faz o comando Encapsulation DOT1Q?
DOT1Q (nome real 802.1q) é um protocolo para transmitir informações de VLAN junto com quadros Ethernet, que são chamados de quadros "marcados", porque cada quadro traz uma tag VLAN com ele, informando ao dispositivo receptor "este quadro pertence a VLAN X "; existem outros protocolos que podem fazer coisas semelhantes, ...
Porque quando criamos duas VLANs elas não podem se comunicar por padrão?
Lembrando que, por padrão, VLANs diferentes não se comunicam, pois tem domínios de broadcast exclusivos. ... Se duas ou mais VLANs estiverem com o mesmo endereço de rede, teremos problemas futuros na hora do roteamento, pois o roteador se comunica com redes diferentes.
Qual o número máximo de VLANs que podemos configurar nas switches Cisco?
Por padrão os switches tem 5 VLANs criadas que não podemos apagar ou alterar, que são as VLANs 1 e de 1002 a 1005.
O que é protocolo dot1q?
O protocolo IEEE 802.1q permite utilizarmos apenas um cabo na comunicação entre os Switches, marcando cada Frame (quadro) com o ID de cada VLAN. ...
Qual a finalidade do comando Switchport Mode Access?
Já o comando “switchport mode access” é uma recomendação da Cisco para colocar as portas onde temos computadores ou endpoints como acesso. No final temos um comando show para comprovar que nossa alocação foi bem sucedida.
Como configurar VLAN no Tp-link?
Aprenderemos agora como configurar a VLAN no Switch Web Smart através do exemplo a seguir:
Topologia de Rede:
Passo 1: Escolha a VLAN 2.
Passo 2: Marque a porta atribuída à LAN 2. Então clique em submit (Enviar).
Passo 3: Selecione parâmetros para VLAN 3 e 4. Não esqueça de enviar.
12 de nov. de 2015
Como mudar a VLAN?
Para criar novas VLANs basta utilizar o comando “vlan num-vlan” em modo de configuração global, sendo que o “num-vlan” é o numero ou ID da VLAN que você deseja criar. Opcionalmente você pode utilizar o comando “name” e dar um nome para VLAN criada.
Quais são as vantagens e desvantagens de se utilizar um switch Gerenciavel?
As vantagens de um switch gerenciado. switches não gerenciados não pode ser configurado para atender às necessidades de uma rede. Eles são simplesmente ligado a uma rede para facilitar a comunicação . Switches gerenciáveis podem ser totalmente configurado para atender às necessidades e exigências de redes diferentes.
Qual a diferença entre cascateamento e empilhamento?
O cascateamento é uma simples conexão ou interconexão entre dois ou mais switches através de portas Ethernet convencionais. ... Ao contrário do cascateamento, o empilhamento emprega portas dedicadas, exclusivas para o propósito de interconexão entre switches.
Quais são três principais benefícios da utilização de VLANs?
Controle do tráfego broadcast, segmentaçaõ lógica da rede, reduçaõ de custos e facilidade de gerenciamento, independência da topologia física e maior segurança. Mais na seção "Definição, motivação e benefícios".