EQST

O Que Diz O Plano Nacional De Resduos Slidos?

O que diz o Plano Nacional de Resíduos Sólidos?

Com 186 páginas, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos propõe, por exemplo, novas regras para melhorar a gestão de resíduos, a atuação dos catadores de materiais recicláveis, o consumo consciente e o descarte adequado. As metas propostas, se aprovadas, vão valer por 20 anos, podendo ser revisadas a cada 4 anos.

Qual é a função do Plano Nacional de Resíduos Sólidos?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos determina que o setor público e privado realize a gestão de resíduos para evitar que esses materiais sejam destinados incorretamente aos lixões.

Como referenciar o Plano Nacional de Resíduos Sólidos?

BRASIL, Lei N° 12.305 de 02 de agosto de 2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O que é a Lei 12.305 10?

No ano de 2010, a Lei12.305/2010 regulamentou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, as responsabilidades dos geradores e do poder público e os instrumentos econômicos ...

Quais os principais pontos do Plano Nacional de resíduos sólidos?

Principais pontos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos Ele prevê o incentivo à coleta seletiva, reciclagem, a redução na geração de resíduos, a eliminação dos lixões, a logística reversa, entre outros pontos. O estabelecimento de prazos também está contemplado no Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Quais são os tipos de planos de resíduos sólidos?

Planos de Resíduos Sólidos
  • Plano de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo.
  • Plano Estratégico de Avaliação e Monitoramento do Lixo no Mar do estado de São Paulo – PEMALM.
  • Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS)

Qual é a definição de resíduos sólidos?

O Dicionário Brasileiro de Ciências Ambientais ( LIMA-e-SILVA et al., 2002: 204- 205)conceitua resíduo sólido como: Todo e qualquer refugo, sobra ou detrito resultante da atividade humana, excetuando dejetos e outros materiais sólidos; pode estar em estado sólido ou semi-sólido.

São planos de resíduos sólidos?

Os Planos de Resíduos Sólidos, instituídos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei Federal n° 12.305 de 2010, têm como principal objetivo subsidiar o planejamento e a gestão de resíduos sólidos em todas as esferas de governo.

Qual a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos?

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - Lei nº 12.305/2010. A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010) trouxe ao país uma série de inovações para a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos.

O que é a Lei do lixo?

Fica proibida a catação, a moradia e a criação de animais domésticos nos aterros. Fica proibida a importação de lixo de outros países. A queima de resíduos e rejeitos não poderá ser feita a céu aberto, somente em recipientes, instalações ou equipamentos próprios, desde que com licenciamento.

Quais as principais ações implementadas pela PNRS?

A erradicação dos lixões e destinação final de resíduos em aterros sanitários até 2014 (o prazo não foi atendido, estuda-se uma prorrogação até 2021);...Ordem de prioridade de geração de resíduos em:
  • não geração.
  • redução.
  • reutilização.
  • reciclagem.
  • tratamento.
  • disposição final ambientalmente adequada.
13 de set. de 2018

Quais são os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos?

Os objetivos principais da Política Nacional de Resíduos Sólidos são: a) proteção da saúde pública e da qualidade ambiental; b) não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos; ... g) gestão integrada de resíduos sólidos.

O que é um Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento técnico, com valor jurídico que demonstra a capacidade de um empreendimento de gerir seus resíduos gerados de forma ambientalmente adequada.

O que são resíduos sólidos resposta?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) os define como “todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade”. O descarte desse resíduo não significa que ele não tem mais valor, mas sim que não é mais necessário para quem o descartou.

O que são resíduos sólidos e quais são suas fontes geradoras?

Como já definido, resíduos sólidos são gerados a partir de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de varrição entre outras e podem ser podem ser utilizados como matéria-prima. Em contrapartida, lixo pode ser entendido como algo inútil, que não pode ser reaproveitado.

O que são resíduos sólidos e como são classificados?

A classificação é realizada de acordo com a ABNT NBR 10004, onde os resíduos perigosos são classificados como resíduos classe I e os resíduos não perigosos são classificados como classe II, esses são subdivididos em classe II A, que são os resíduos não inertes e classe II B, que são os resíduos inertes.

Qual a classificação dos resíduos sólidos?

A classificação dos resíduos sólidos é realizada de acordo com sua natureza física, composição química, riscos potenciais ao meio ambiente e origem. A norma divide os resíduos na Classe I (resíduos perigosos), Classe IIA (resíduos não inertes) e IIB (resíduos inertes).

Quem precisa cumprir com a Política Nacional de Resíduos Sólidos?

Quem precisa cumprir com a Política Nacional de Resíduos Sólidos? ... Isso quer dizer que desde a elaboração até o consumo de um produto, todos os participantes desse ciclo (fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes e os consumidores), possuem responsabilidade sobre os resíduos gerados.