A difusão é um fenômeno de transporte de massa devido à diferença de concentração. Como o nosso estudo é focado em ciência dos materiais, será apresentada a difusão no estado sólido, no qual átomos de um elemento se movem através da rede cristalina de outro material.
Difusão atômica é um processo de difusão através do qual o movimento aleatório termicamente ativado de átomos em um sólido resulta num transporte em balanço de átomos. ... Outras moléculas do ar (e.g. oxigênio, nitrogênio) tem menores mobilidades e então podem se difundir mais lentamente através da parede do balão.
No interior dos sólidos, a difusão ocorre por movimentação atômica (no caso de metais), de cátions e ânions (no caso de cerâmicas) e de macromoléculas (no caso de polímeros).
A difusão é um processo que ocorre na célula quando esta é colocada em um meio com diferente concentração de soluto. Sem que haja consumo de energia pela célula (transporte passivo), o soluto migra da região mais concentrada para a menos concentrada.
O coeficiente de difusão depende da estrutura cristalina e da temperatura e aumenta exponencialmente com o aumento da temperatura.
A difusão deve-se pelo fato das partículas estarem em constante movimentação. Para que aconteça, duas condições fundamentais devem existir: A membrana celular deve ser permeável a substância que será transportada; Deve haver diferenças de concentração dessa substância entre a célula e o ambiente externo.
A velocidade de difusão é controlada e limitada pela disponibilidade das permeases, e não pela concentração do soluto, ou seja, se todas as enzimas membranares estiverem com seus sítios ocupados, em atividade máxima de transporte, nenhuma influência terá a concentração do soluto, com relação à velocidade de difusão da ...
A osmose é um tipo particular de difusão, na qual o constituinte da solução que se difunde é a água. A osmose e a difusão facilitada são consideradas transporte passivo, no qual não há gasto de energia. Ambas ocorrem a favor de um gradiente de concentração, ou seja, do meio mais concentrado para o menos concentrado.
Difusão simples e difusão facilitada são dois tipos de transporte passivo, que consiste na passagem de substâncias pela região lipídica da membrana plasmática, de um local de maior concentração para um de menor concentração ou, em outras palavras, a favor do gradiente de concentração.
As permeases são proteinas transportadoras que participam no processo de difusão transmembranar a favor do gradiente de concentração, atuando sobre aminoácidos e carboidratos, facilitando a passagem de certas substâncias que, por difusão simples, demorariam muito tempo para atravessar a membrana de modo a igualar as ...
É a passagem de moléculas através da membrana celular. 2. Existem dois tipos de transporte transmembrana: Transporte passivo- sem gasto de energia; Transporte ativo- com gasto de energia. ... Facilitada: Moléculas maiores, como as moléculas de Glicose não conseguem passar entre as camadas de fosfolipídios.
Quando forem transportadas na mesma direção, chama-se co-transporte ou simporte. Quando ocorre na direção oposta, denomina-se contra-transporte ou antitransporte.
A via paracelular está associada com o transporte no espaço intercelular, ou seja, entre as células. A modificação das junções celulares compromete a função de barreira transcelular, dinamicamente regulada por vários estímulos.
Em biologia celular, transporte celular refere-se ao conjunto de mecanismos que regulam a passagem de solutos tais como iões e pequenas moléculas através de membranas biológicas, camadas bilpídicas que contêm proteínas.
Em função da necessidade de transporte destas substâncias entre os meios intra e extracelulares, essa camada fosfolipídica dupla e as proteínas que compõem a membrana, tem a capacidade de selecionar o transporte de moléculas através da membrana. ...
Existem três tipos de transporte passivo pela membrana celular: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.