Estudar simultaneamente teoria e prática, músicas com exigências diferentes, de estilos e períodos diferentes, técnicas distintas, enfim, tudo isso é importante na hora de motivá-lo a passar mais tempo praticando.
Pegue uma nota qualquer do violão em uma corda e ache as notas da escala maior na mesma corda seguindo está sequência de distâncias entre as notas. Onde está escrito \”pulo\” nos esquema deve-se \”pular\” uma casa no braço do instrumento para achar a próxima nota.
Procure os estudos de dedilhados, escalas, arpejos, pequenas músicas, o básico de partitura, teoria musical básica e principalmente dicas de postura ao tocar um instrumento musical. Esse conteúdo já é suficiente para estudar durante 6 meses a um ano ou até menos dependendo do tempo diário de estudo.
O primeiro passo é:
Se você é iniciante, vai levar aproximadamente dois a quatro meses para notar alguma melhora na emissão de sua voz. Durante este período, você vai aprender a controlar a respiração para cantar (além de adquirir uma série de bons hábitos vocais) e então provavelmente cantará com menos esforço.
Após saber como anda sua percepção auditiva, procure um afinador, desses de guitarra mesmo, toque a nota do afinador, cante a nota dada e veja se consegue igualar a nota. Se acertou todas as vezes, parabébs, você é afinado, se não, continue treinando, pois para ser afinado é preciso treino e persistência.