O que CVM e como funciona? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma entidade autárquica, em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, criada pela Lei nº 6.385, de 07 de dezembro de 1976, com a finalidade de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários.
Qual é o papel da CVM?
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tem a finalidade de disciplinar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários, aplicando punições àqueles que descumprem as regras estabelecidas.
O que significa a sigla CVM?
A Comissão de Valores Mobiliários é administrada por um Presidente e quatro Diretores, nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovados pelo Senado Federal, dentre pessoas de ilibada reputação e reconhecida competência em matéria de mercado de capitais.
Como fazer consulta à CVM?
Em caso de dúvida sobre o canal de atendimento adequado para sua solicitação, utilize a opção Consulta, Reclamações ou Denúncias ou ligue para 0800 025 9666 ou (21) 3554-8557.
Como podemos definir o sistema financeiro nacional?
O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é formado por um conjunto de entidades e instituições que promovem a intermediação financeira, isto é, o encontro entre credores e tomadores de recursos.
O que significa a sigla CVM na contabilidade?
CVM - Comissão de Valores Mobiliários. A Lei nº 6.385, de 7 de dezembro de 1976, que disciplina o mercado de valores mobiliários e criou a Comissão de Valores Mobiliários, determina no art.
Onde consulta demonstrações financeiras CVM?
Consultas | Central de Sistemas CVM.
São órgãos que compõem o Sistema Financeiro Nacional?
Estrutura do Sistema Financeiro Nacional - SFN
Conselho Monetário Nacional - CMN. ...
Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP. ...
Conselho Nacional de Previdência Complementar CNPC. ...
Banco Central do Brasil - BCB. ...
Comissão de Valores Mobiliários - CVM. ...
Superintendência de Seguros Privados - SUSEP.
Mais itens...
Quem a CVM fiscaliza?
A CVM é uma entidade vinculada ao Ministério da Economia, que tem por função fiscalizar o mercado de valores mobiliários brasileiro. Dessa maneira, ela visa garantir a eficiência e a integridade do mercado de valores mobiliários, por meio da regulação das operações de renda fixa e variável.
O que é a CVM e qual a sua importância para o sistema financeiro nacional?
Sua finalidade maior é disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários brasileiro, garantindo, assim, que o investidor esteja aplicando seu dinheiro em algo seguro e que tenha certa previsibilidade em suas ações.
Como saber se uma empresa é registrada na CVM?
Para saber quais são os participantes cadastrados/autorizados pela CVM, basta acessar o site desta Autarquia (www.cvm.gov.br), menu "Consulta à Base de Dados", "Cadastro Geral da CVM".
Como entrar no site da CVM?
Consulte os sites www.portaldoinvestidor.gov.br e www.cvm.gov.br ou envie um e-mail: [email protected]cvm.gov.br.