A largura do canal do roteador, ou a bandwidth, como também é conhecida, pode ser de 20 MHz ou 40 MHz. A configuração depende de algumas especificações e dos dispositivos conectados, e pode ajudar a melhorar o desempenho e a velocidade do Wi-Fi.
De modo geral, o mais indicado é que – numa frequência de 2,4 GHz, o bandwidth esteja em 20 MHz. E isso porque uma largura de 40 MHz pode causar transferências, comprometendo o sinal da rede e fazendo com que a transmissão de dados fique muito fraca.
Os melhores e principais canais disponíveis são o 01, 06 e 11 que não são sobrepostos por nenhum outro. Se na sua região algum desses três estiver disponível, use-o. Se não for possível, escolha algum outro canal que não tenha outras redes sem fio ou não tenha tantas redes quanto os outros canais.
Se você possui um dispositivo que não se move e fica perto do seu roteador (mas não pode conectá-lo com um cabo Ethernet), recomendamos configurá-lo para uma frequência de 5 GHz, para reduzir o congestionamento e aproveitar as velocidades mais altas que a banda de 5 GHz pode fornecer.
Para determinar se está usando as bandas de 2,4 ou 5 GHz, clique no ícone de rede sem fio na parte superior da tela enquanto mantém pressionada a tecla Option. Os canais 1 a 11 (superiores em algumas regiões) estão na faixa de 2,4 GHz. Os canais 36 e acima estão na faixa de 5 Ghz.
Para resolver, acesse as configurações de rede do aparelho, acesse as opções avançadas e abra o menu de frequências. Escolha a faixa de 5 GHz manualmente e tente se reconectar ao Wi-Fi para checar se o problema foi solucionado. Outra forma é alterar a frequência do roteador.
Basta abri-lo e deslizar a tela para a esquerda, alcançando a guia “SEM FIO”. Aqui, você observa a intensidade do sinal WiFi e outras informações variadas (canal de operação, SSID, endereço MAC, criptografia, frequência, IP, DNS e muito mais).
Como descobrir se o laptop suporta 5GHz A melhor maneira é abrir o Painel de Controle, ir ao Gerenciador de Dispositivos e encontrar a marca e o modelo do Wi-Fi do laptop na seção Adaptadores de Rede.
Acesse o menu “Network”. Note que no menu há as opções “Wireless 2.
TP-Link
Procure a seção Radio types supported (Tipos de rádio suportados). Se ele diz que o adaptador de rede suporta os modos de rede 802.
Verifique se o seu celular aceita redes 5G
Os dispositivos conectados à uma rede Wi-Fi podem transmitir dados em duas bandas de frequência, dependendo do roteador: 5 GHz e 2,4 GHz. Assim como as redes 5G móveis que são mais rápidas que 4G, porque operam em frequências mais altas, o Wi-Fi de 5 GHz geralmente é mais rápido que 2,4 GHz pelo mesmo motivo.
Recurso que opera na frequência de 5 GHz permite atingir uma velocidade até três vezes superior ao padrão comum
Para trocar a frequência no Android, vá nas configurações de Wi-Fi, clique em “Avançado” e procure por “Banda de frequência Wi-Fi”. Agora é só selecionar a opção “Automático” para que seu dispositivo use o 5 GHz sempre que for possível.
Na seção “Configurações de Rede Wi-Fi”, procure pelo campo “Canal” e abra o menu com o número dos canais disponíveis. Escolha um canal compatível com a rede que você deseja, de 2,4 ou 5 GHz e depois clique em “Salvar”.
Se o seu celular for Android, basta ir nas configurações e buscar Redes Móveis > Mais ou Cartões SIM. O próximo passo é procurar a opção de banda ou frequência e trocar para 3G (ou 4G) ou WCDMA/GSM.
Como trocar?
Como ativar o 4G no celular Samsung Galaxy
Force o celular a usar a conectividade 4G A mesma dica pode ser usada mesmo em celulares que possuem conectividade 4G. Digite o código “*#*#4636#*#*” no discador do seu smart e, no menu, toque em “Informações do telefone”. No item “Definir tipo de rede preferido” escolha “LTE only” ao invés de “WCDMA only”.
Desligue o seu Wi-Fi e mantenha-se conectado via rede móvel; Acesse o Portal de troca de chip da TIM; Realize todo o procedimento de troca de chip inserindo os dados solicitados; Então, ao final do procedimento, você pode inserir o seu novo chip em seu celular para desfrutar da tecnologia 4G.
4G não funciona: o que fazer para corrigir o problema