EQST

O Que Cisto Paradental?

O que é Cisto Paradental?

Cisto Paradental é uma lesão odontogênica que se desenvolve pela degeneração cística e liquefação do órgão do esmalte, antes de ocorrer a calcificação do esmalte ou da dentina do germe dentário. Na maioria dos casos apresenta-se assintomático, no entanto manifesta sintomatologia quando há infecção.

Qual o principal diagnóstico diferencial do cisto radicular lateral?

Na presença de resposta negativa para o teste de sensibilidade pulpar, indicativo de necrose pulpar, faz-se o diagnóstico diferencial, tendo- se como diagnóstico final cisto radicular lateral de origem inflamatória5,11,14,15.

O que é cisto do ducto Nasopalatino?

O cisto do ducto nasopalatino ou cisto do canal incisivo é considerado um cisto não odontogênico, de patogênese incerta, que acomete indivíduos entre a 2ª e 5ª décadas de vida e exibe crescimento lento e assintomático.

O que é cisto periodontal lateral?

Introdução: O cisto periodontal lateral é um tipo de cisto odontogênico, de etiologia desconhecida, cuja prevalência na população não é frequente. Essa lesão ocorre geralmente na região de pré-molares inferiores, é assintomática e, em alguns casos, ocasiona expansão da cortical óssea.

Como diferenciar um cisto do ducto nasopalatino de um forame incisivo?

Tais características associadas ao cisto do ducto nasopalatino confundem-se com características de outras lesões na região anterior do palato. O forame incisivo pode apresentar-se maior que o tamanho usual, o que pode ser um fator dificul- tante na sua diferenciação em relação a um pequeno cisto.

O que é cisto histopatológico?

O objetivo é fornecer o diagnóstico. - Por exemplo: um nódulo na pele pode ser um cisto, um processo inflamatório agudo ou crônico ou uma neoplasia benigna ou maligna. O exame histopatológico pode esclarecer esta dúvida, direcionando o clínico para o tratamento adequado da lesão.

Como tratar cisto periodontal?

Cisto periodontal lateral não requer tratamento endodôntico, apenas cirúrgico!

Quanto aos cistos Odontogênicos quais são as características mais comuns do cisto dentígero?

O cisto dentígero é o segundo cisto odontogênico mais frequente nos maxilares. São sempre radiolúcidos e mais comumente uniloculares. Geralmente são observados em exames de rotina ou quando do não irrompimento de um dente permanente.

Qual a diferença de biópsia e exame histopatológico?

Biópsia é um procedimento caracterizado pela retirada de um fragmento de um tecido (pele ou outro órgão). Este fragmento é então enviado para um médico patologista que o observará ao microscópio. A esta análise feita pelo patologista chama-se exame anatomopatológico ou histopatológico (significam a mesma coisa).

Como remover um cisto do dente?

O tratamento para o cisto dentígero é cirúrgico e pode ser através da enucleação ou marsupialização, que é escolhido pelo dentista dependendo da idade da pessoa e tamanho da lesão. A enucleação normalmente é o método de escolha do dentista e corresponde à remoção total do cisto e do dente incluso.

Quais são os cistos odontogênicos de desenvolvimento?

Exemplos de cistos de desenvolvimento:
  • Cisto dentígero.
  • Queratocisto odontogênico.
  • Cisto odontogênico ortoqueratinizado.
  • Cisto gengival.
  • Cisto periodontal lateral.
  • Cisto odontogênico glandular.
23 de set. de 2020

Quais são os cistos odontogênicos Inflamatorios?

Os cistos odontogênicos inflamatórios são lesões que atingem a região periapical de dentes não vitais tanto na maxila, quanto na mandíbula. Dentre essas lesões, o cisto radicular, também conhecido como cisto periapical é o mais prevalente.