O que causa vira-cabeça no tomate? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O vira-cabeça do tomateiro é uma doença muito conhecida e presente no cultivo do tomate. Se trata de uma doença virótica tendo como agente causal principal o Tomato Spotted Wilt Virus (TSWV) do gênero Tospovirus, doença essa que é considerada uma das mais importantes da cultura acarretando inúmeros impactos econômicos.
Como controlar o vira-cabeça no tomate?
Vários inseticidas foram ensaiados no contrôle da moléstia de vírus do tomateiro denominada vira-cabeça, transmitida por um tripes do gênero Frankliniella. Os resultados obtidos nestes ensaios mostraram que, dos inseticidas ensaiados, Rhodiatox e Hexason 2540M foram os mais eficientes.
Qual vetor do vira-cabeça?
Essa ampla gama de hospedeiros dificulta o manejo da doença, pois essas plantas servem de fonte de inóculo do vírus e perpetuação da doença no campo. Os Tospovírus possuem como vetor os tripes (ordem Thysanoptera).
Qual a relação do inseto tripes com o fungo da doença vira-cabeça no tomateiro?
Os tospovírus são transmitidos por tripes e se multiplicam no inseto vetor. O vírus somente é adquirido pelo tripes no estadio de larva, e este permanece durante toda a vida no corpo do inseto. Em geral, quando a infecção por tospovírus ocorre no início do ciclo da cultura do tomateiro, as perdas são totais.
Como controlar tripes em tomate?
Controle: Plantar na época de menor incidência da praga. Instalar o viveiro longe de áreas de culturas que possam ser atacadas pelo tripes. Manter o viveiro limpo, bem como a área de transplante. Arrancar e queimar as plantas com sintomas da doença.
Como o vírus do vira-cabeça pode ser adquirido pelo vetor tripes?
A transmissão é do tipo persistente circulativa propagativa, ou seja, as partículas virais, após serem adquiridas através da alimentação do tripes em uma planta infectada, circulam e se replicam no interior do vetor. Uma vez adquirido o vírus, os tripes são capazes de transmiti-lo durante toda a vida.
O que se aplica para vírus do mosaico do mamoeiro?
Plantar em volta e entre as plantas do mamoeiro espécies não hospedeiras do vírus, como milho e Hibiscus; Fazer vistoria três vezes por semana, no viveiro e no pomar, erradicando as plantas infectadas; Eliminar os pomares velhos e improdutivos, mesmo que não estejam infectados pela virose.
Como o vírus do vira cabeça pode ser adquirido pelo vetor tripes?
A transmissão é do tipo persistente circulativa propagativa, ou seja, as partículas virais, após serem adquiridas através da alimentação do tripes em uma planta infectada, circulam e se replicam no interior do vetor. Uma vez adquirido o vírus, os tripes são capazes de transmiti-lo durante toda a vida.
Porque o tomate murcha?
É comum ocorrer o murchamento do tomateiro devido a presença de fungos e bactérias na planta. ... Na planta, ela se aloja nos vasos condutores de água, interrompendo o fluxo parcial ou total das raízes até o topo, tendo como sintoma típico a murcha do tomateiro de cima para baixo.
Como os vírus se manifestam nas hortaliças?
Em geral, os sintomas manifestam-se como clorose das nervuras (Figura 5), a partir da base da folha, seguido de mosaico amarelo, rugosidade e até mesmo enrolamento das folhas (Figura 6).