O que aconteceu na Grcia Antiga? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Ruralização, ausência de escrita e formação dos genos; período da criação das obras de Homero, Ilíada e Odisseia. 800−500 a.C. Formação da pólis, a colonização grega, o aparecimento do alfabeto fonético além de progresso econômico com a expansão da divisão do trabalho, do comércio e da indústria.
Quais eram as civilizações anteriores a Grécia Antiga?
Os principais povos indo-europeus eram: aqueus, dórios, jônios e eólios. Cada cidade possuía características próprias, desde a forma de governo até o padrão militar.
Quais são os 4 períodos da história da Grécia antiga?
A história da Grécia Antiga é dividida em quatro períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico.
Quais são as duas características da religião da Grécia antiga?
Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses, mesmo não adorando a todos. Isso porque usualmente um deus predominava em uma determinada pólis. Estes deuses tinham forma e viviam próximos aos homens: suas ações e decisões não estavam tão distantes da humanidade.
Quais os aspectos geográficos da Grécia antiga?
A Geografia A Grécia Insular estava situada ao longo do mar Egeu, tendo grandes ilhas como Creta e ilhas um pouco menores, como Rodes, Lesbos e Delos. As ilhas têm aspectos geográficos semelhantes, muito montanhosas com vários portos naturais.
O que foram os genos na Grécia Antiga?
Geno (em latim: genus; em grego: γένος; romaniz.: génos , lit. "raça, estoque, parentes"; plural: γένη - genē), na Grécia Antiga, era um tipo de organização social na qual alguns indivíduos alegavam descendência comum, referindo-se por um nome único (ver sânscrito "Ganá").
Quais são os 5 períodos da civilização grega?
A história da civilização grega é dividida em 5 períodos, pois foi assim que os historiadores acharam mais conveniente revelar um período que durou mais de 2.000 anos. Os períodos foram: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.
Quais eram as principais pólis da Grécia Antiga?
A polis grega eram as cidades estados da Grécia Antiga, as quais foram fundamentais para o desenvolvimento da cultura grega no final do período homérico, período arcaico e período clássico. Sem dúvida Atenas e Esparta merecem destaque como as cidades gregas (polis) mais importantes do mundo grego.
Quais são os 5 períodos da história da Grécia antiga?
A história da Grécia Antiga pode ser entendida em cinco períodos: Período Micênico do século XV a.C. início da expansão micênica à até o século XII a.C. com a chegada dos povos indo-europeus; O Período Homérico do século XII a.C. ao século VIII a.C., período em que foi criada as obras de Homero: a Ilíada e a Odisseia; ...
Qual a localização da Grécia Antiga e o seu aspecto geográfico?
Considerada o berço da civilização ocidental, a Grécia está localizada no continente europeu e limita-se com a Turquia (a leste e a nordeste), Albânia (a oeste), Bulgária e Macedônia (ao norte), além de ser banhada pelo Mar Egeu (a leste), Mar Mediterrâneo (ao sul) e Mar Jônico (a oeste).
Quais são as principais características da civilização cretense?
Principais características da civilização cretense
período, de certa forma, pacífico, com poucos registros de revoltas sociais e guerras.
economia baseada no comércio marítimo e agricultura, com destaque para o cultivo de trigo, uvas e azeitonas.
Mais itens...
O que foi o período pré Homerico?
O Período Pré-Homérico da história da Grécia Antiga, compreendido entre 2000 a.C. e 1200 a.C., destaca-se pela existência de civilizações como a cretense e a micênica. Período Homérico (1200 a.C.-800 a.C.) ... Período Arcaico (800 a.C.-500 a.C.)
O que era a demos na Grécia Antiga?
Na Grécia Antiga, o demo (em grego: δῆμος) era uma subdivisão da Ática, região da Grécia em torno de Atenas. Os demos já existiam, como meras subdivisões de terra nas áreas rurais, desde o século VI a.C., e mesmo antes, porém só adquiriram um significado mais importante depois das reformas de Clístenes, em 508 a.C..
Como surgiu a Grécia antiga resumo?
A Grécia antiga se formou da miscigenação dos povos Indo-Europeus ou arianos (aqueus, jônios, eólios, dórios). Eles migraram para a região situada no sul da península Balcânica, entre os mares Jônico, Mediterrâneo e Egeu.