Ao final da revolta, 30 pessoas morreram e outras 110 ficaram feridas. Depois, com a situação sob controle, o processo de vacinação foi reiniciado. Em pouco tempo, a varíola foi erradicada da então capital do Brasil.
A Revolta da Vacina ocorreu em 1920, no Rio de Janeiro, a partir das políticas higienistas do atual prefeito e de Oswaldo Cruz. O Rio de Janeiro era uma cidade insalubre, sem saneamento e cm muitos cortiços. O então prefeito, Pereira Passos, resolveu modernizar a cidade, acabando com cortiços e abrindo ruas largas.
O movimento tinha como principais reivindicações o fim do uso do castigo físico a partir das chibatadas e o fim do preconceito racial presente na Marinha brasileira. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Na Marinha brasileira, era comum o uso da chibatada como forma de punição.
As principais reivindicações eram aumento de salários, proibição do trabalho infantil, jornada de oito horas, garantia de emprego e direito de associação.
A região do Contestado era rica na concentração de madeiras para a exploração, além de erva-doce. Entretanto, o governo concedia a exploração a empresas estrangeiras, sendo que os camponeses locais queriam explorar economicamente a região; por suas riquezas desejavam o controle dela.
Esse movimento está diretamente relacionado à disputa da terra, coronelismo, vingança, revolta à situação de miséria no Nordeste e descaso do poder público. Os cangaceiros aterrorizavam as cidades, realizando roubos, extorquindo dinheiro da população, sequestrando figuras importantes, além de saquear fazendas.
A Guerra do Contestado foi um conflito armado que aconteceu entre 1912 a 1916 nos estados de Santa Catarina e Paraná. ... A Guerra do Contestado foi um dos primeiros movimentos político-sociais do Brasil República que teve como objetivo lutar pelos diretos da população pobre e menos favorecida.