O que é Intoxicação alimentar? A intoxicação alimentar é uma doença causada pela ingestão de alimentos que contém organismos prejudiciais ao nosso corpo, como bactérias, parasitas e vírus. Eles são encontrados principalmente na carne crua, frango, peixe e ovos, mas podem se espalhar para qualquer tipo de alimento.
Faz muito mal comer ovo podre, mesmo cozido. Se for no Brasil, os ovos têm grande chance de estarem contaminados com Salmonella, pois não fazem a higienização adequada e, infelizmente, ela pode ser termoresistente (sobreviver a ambientes de alta temperatura).
Coloque o ovo, um por vez, dentro do copo e fique de olho nesses sinais: se o ovo afundar e ficar de lado no fundo do copo, é sinal de que está fresquíssimo! Se o ovo afundar e ficar “em pé” no fundo do copo, é sinal de que ele está próprio para consumo. Porém, se o ovo boiar, é sinal de que não está fresco.
Ver se o ovo está estragado depois de cozido
dez dias
até 60 dias
Como explicamos anteriormente o fato de um ovo estar velho não quer dizer que ele esteja ruim, de forma alguma. O passar do tempo muitas vezes não afeta a qualidade do alimento. Sendo assim, ele pode estar velho e mesmo assim ser próprio para o consumo, mantendo a sua qualidade e todos os seus nutrientes.
Dicas para conservar os ovos Mantenha os ovos dentro da embalagem e sem lavá-los. Você só deverá higienizá-los antes de prepará-los para consumo. Para saber se o ovo está fresco, chacoalhe-o levemente. Ao realizar esse movimento, o conteúdo não deve se mover (caso se movimente, está velho).
- Ovos: é melhor mantê-los na geladeira, assim, serão armazenados a uma temperatura constante. - Sobras de alimentos: é preciso esperar que esfriem antes de colocá-las na geladeira, mas precisam ser consumidas em no máximo dois dias.
O lugar ideal para armazenar os ovos é na geladeira, mas não na porta, porque a variação de temperatura ali não é bacana. Ovos frescos e armazenados de maneira correta não devem ter cheiro forte. Ao quebrá-lo a gema deve estar centralizada e firme. A clara deve ter aspecto translúcido e gelatinoso.
Não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. A lavagem prematura pode causar contaminação na sua parte interna devido à porosidade da casca e com isso aumentar as chances de contaminação.
A nutricionista explica que o ovo só deve ser lavado minutos antes do consumo. “Lave com água corrente antes de usar, depois coloque numa solução de água com 10 gotas de hipoclorito e deixe por 20 minutos, depois enxágue novamente. Na hora de quebrar a casca, ela mesma pode contaminar a clara e a gema”, alerta.
O uso de água sem desinfetante para sanitizar mecanicamente e arrastar a sujeira aderida na casca dos ovos é uma prática não recomendável, pois somente aumentará a contaminação. Os vapores de formol já são usados desde muito tempo para a desinfecção dos ovos e dos equipamentos do incubatório.
A limpeza de ovos é uma das tarefas mais importantes realizadas na granja. Este é um cuidado importante para proteger os embriões e garantir uma maior taxa de eclosão no incubatório. Também é essencial para prevenir doenças e para garantir que as aves cresçam mais fortes.