Instituição Responsável: Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Atenção à Saúde (SAS)Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (DRAC).
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade.
É definido como de alta complexidade o conjunto de procedimentos que, no contexto do SUS, envolve alta tecnologia e alto custo, objetivando propiciar à população acesso a serviços qualificados, integrando-os aos demais níveis de atenção à saúde (atenção básica e de média complexidade).
A Proteção Social Especial de Média Complexidade organiza a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado que requerem maior estruturação técnica e operativa, com competências e atribuições definidas, destinados ao atendimento a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por ...
Compõem a equipe de referência da unidade: 1 assistente social, 2 psicólogos e 1 profissional de abordagem. Todas as demandas do CREAS dentro da atuação da equipe técnica são direcionadas ao Serviço Social.
Quais são as atribuições do CREAS?
A equipe do Cras foi definida pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social de 2006 (NOB/RH Suas) e seu tamanho varia de acordo com a quantidade de famílias que são atendidas na região. ... “A equipe pode ser composta por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos.
O público-alvo que normalmente recebe atendimentos nos CREAS é de pessoas ou famílias que correm risco pessoal ou social e quando têm seus direitos violados. Esses riscos são: violência seja ela de ordem física, psicológica ou até mesmo negligência, e sexual.