A figueira do figo comestível (Ficus carica) é a primeira planta descrita na Bíblia, quando Adão se veste com suas folhas, ao notar que está nu. ... O figo é considerado um fruto sagrado para os judeus. Ele faz parte dos sete alimentos que crescem na Terra Prometida, segundo a Torá (Deut.
Não é de espantar que essas grandes plantas estejam há tanto tempo no planeta. O mais interessante sobre as árvores é sua longevidade, existem espécies que podem viver até 4 mil anos. Sua altura e dimensão também chamam atenção.
Para saber a idade exata de uma árvore, é preciso contar seus anéis de crescimento. O problema é que, até pouco tempo atrás, os pesquisadores acreditavam que as espécies de regiões tropicais não tinham esses anéis. Isso porque é mais difícil observá-los nelas do que nas árvores de regiões temperadas, por exemplo.
A adubação das covas deve ser feita 30 dias antes do plantio, misturando-se homogeneamente ao solo 15 litros de esterco de curral curtido ou 5 litros de esterco de galinha, 30 g de FTE BR 12, calcário dolomítico, adubo fosfatado e adubo potássico.
As figueiras foram muitas vezes plantadas nos vinhedos. A figueira era um símbolo comum para Israel, e também pode ter esse significado aqui, ou a árvore da parábola pode referir-se à liderança religiosa. Em ambos os casos, a parábola reflete Jesus oferecendo a seus ouvintes uma última chance para o arrependimento.
A produção de mudas enxertadas pode ser realizada no viveiro, sendo denominada de enxertia de mesa, ou diretamente em porta-enxertos enraizados no campo. Na enxertia de mesa, utilizam-se bacelos de porta-enxertos não enraizados. Podem ser utilizados métodos manuais ou mecânicos no processo de enxertia de mesa.
Uma das formas de produzir os clones é a enxertia. O primeiro passo é retirar estacas – pedaços de ramos – de uma planta adulta. Quando colocadas no solo, esses ramos desenvolvem raízes e dão origem a uma nova muda. A planta escolhida para fornecer as estacas deve ter como característica boa capacidade de enraizamento.
Ambiente Evite cultivar as videiras em locais sujeitos a ventos fortes, ou use quebra-ventos. A planta apresenta boa adaptação em regiões com temperaturas de 15 a 30 graus. Recomendam- se locais com muita luz do período da florada até a maturação das uvas.