No mundo corporativo, delegação é a atribuição a um subordinado da responsabilidade de planejar, decidir ou executar uma tarefa. O ato de delegar é sempre exercido por uma autoridade, ou seja, por um superior do colaborador escolhido para receber a missão.
Não se admite que o Estado transfira, ainda que temporariamente, o poder de coerção jurídica ou física para a iniciativa privada. Isso não significa vedação a que algumas atividades materiais acessórias ou conexas ao exercício do poder de polícia sejam transferidas ao exercício de particulares.
Delegação: o Estado transfere por contrato (concessão) ou ato unilateral (permissão ou autorização) a execução do serviço, para que o delegado o preste ao público em seu nome e por sua conta e risco (transitoriedade).
A sua definição de autoridade é: poder de tomar decisões que guiam as ações de outrem. É uma relação entre dois indivíduos, um superior, o outro subordinado.
ERRADA 9-Os gestores podem determinar a delegação de funções aos demais colaboradores, dividindo dessa forma as responsabilidades. Essa divisão de funções é um modelo de gerenciamento. Qual o tipo de processo que identifica a delegação de responsabilidade e autoridade? ( ) O processo decisório civil e empresarial.
Entenda como delegar tarefas de maneira eficaz
O conceito de autoridade pode ser definido como o direito de mandar ou de realizar algo. ... O conceito de responsabilidade pode ser definido como a obrigação de responder por algo, isto significa que, se este “algo” não for bem feito ou não funcionar corretamente, a culpa será do responsável.
O poder "é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer." A autoridade é "a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que quer, por causa de sua influência pessoal." Para exercer o poder não é necessário ter ...