A carbonatação é uma reação química, que acontece por causa da dissolução do dióxido de carbono (CO2) na água (H2O). Essa ação é responsável pelo borbulhamento do CO2 no líquido, que resulta no ácido carbônico (H2CO3) – uma substância que se decompõe e recupera o gás carbônico e a água.
Termo usado na construção civil. Refere-se à qualidade dos componentes do concreto e sua durabilidade estrutural.
“Evitar falhas é sempre um bom meio para elevar a vida útil do concreto armado, evitando ou postergando o processo de corrosão”, afirma Medeiros. Outro caminho para evitar a corrosão em estruturas novas ou reparadas é proteger a superfície aplicada sobre o concreto.
Podem existir agentes agressivos. No interior do concreto, o aço está protegido por uma camada passivadora que envolve o metal. Esta camada é formada e mantida devido ao elevado pH na solução dos poros do concreto. Dessa forma, para que haja corrosão é necessário que a camada passivadora seja destruída (despassivação).
Desagregação é o termo usado para nomear a separação física do concreto, que se desprende em pedaços ou placas.
Limpe a área criando uma superfície aderente. Com um martelo, apicoe e elimine todas as áreas deterioradas ou não aderidas, formando arestas retas. Retire o concreto em volta das armaduras corroídas, deixando, no mínimo, 2 cm livres em seu contorno. Se a armadura estiver muito deteriorada e com perdas, troque-a.
Deve ter ocorrido algum problema na fundação ou em alguma viga. Nesse caso você precisara sair da casa e chamar um engenheiro ou acionar a defesa civil do município com urgência. Se a trinca estiver na vertical ou na horizontal, geralmente, são superficiais e menos preocupantes.
O ferro deve ficar totalmente descoberto em toda a área em que se apresenta oxidado. A melhor limpeza se faz com um jato de sílica, que é indispensável para a limpeza da ferrugem.
É recomendado que você escolha para recuperar concreto aparente um profissional especializado, pois só ele saberá seguir todas as técnicas corretamente. Entre as etapas de recuperação estão: lixamento mecânico, estucamento, polimento e aplicação de pintura protetora.
Uma solução que mais vemos é revestir os pilares e vigas com espelho, isso confunde a visão e realmente camufla no espaço esses elementos, porém não é em todo caso que o resultado fica bom e precisa estar bem coerente com a decoração e o estilo do ambiente.
#2 – CAMUFLAR COM REVESTIMENTOS OU PINTURA O mesmo ocorre quando se utilizam os mesmos acabamentos no teto e nas vigas. Outra opção, principalmente para aqueles pilares que ficam no meio de um ambiente, é revestindo-os com espelho de cima a baixo.
Uma das formas de proteger o concreto aparente da ação do tempo, é usar tintas verniz....São muitas as opções de tintas que podem ser usadas, como:
Se a necessidade é de fazer com que a coluna fique discreta, utilize massa corrida ou alvenaria e pinte da mesma cor das paredes internas. Se a ideia é destacar a coluna, como é o caso de um pilar no meio da sala, experimente, utilizar uma cor contrastante ou mesmo aplicar LED para iluminar a estrutura.
Uma dica que serve para a maior parte dos estilos de decoração é revestir a coluna com espelho. Se quiser que ela se camufle ainda mais no ambiente, use-a para encostar um armário ou cristaleira. Revestimentos como tijolo aparente e pedras tipo lajotas também ficam perfeitas. Só depende do seu estilo de decoração.
O que você pode fazer com ele: Se a sua intenção e ressaltar, você pode por exemplo aproveitar esse desnível na parede, pintar o pilar de uma cor e o restante da parede de outra, ou então, por um papel de parede e pintar esse pilar de branco ou até mesmo revestir por exemplo.
Usar um papel de parede liso ou uma pintura neutra é mais fácil de combinar com outro tipo de material mais marcante, mais forte, como a madeira de demolição”, ensinou Caminada. “Se for um cômodo social como sala, não aconselharia a colocar em todas as paredes.