As alfaces devem crescer rapidamente. Sem os nutrientes certos, o crescimento é retardado e o resultado é alface que tem um sabor amargo. Fertilize regularmente, mas não se deixe levar. Alguns estudos sugerem que a alface amarga também pode ser o resultado de excesso de nitrogénio.
Para tirar o amargo da escarola, a principal dica é cortar bem as folhas, lavá-las (ao menos duas vezes) e, se quiser suavizar ainda mais o sabor, deixá-las de molho por 20 minutos. Depois, basta escorrer a água e prontinho!
Como consumir a escarola Para não perder os benefícios da escarola, prefira consumi-la crua, ou seja, em saladas. Mas, se preferir refogada, deixe-a cozinhando no vapor.
Saúde e Bem-estar. A escarola é uma verdura com folhas verdes e sabor amargo. Ela pertence à família das asteráceas, considerada uma das maiores do grupo das angiospermas, com mais de 20 mil espécies.
A escarola é um tipo de chicória, caracterizada por ter folhas mais compridas e lisas. Já a chicória é caracterizada por ter folhas mais crispadas.
Embora seja da família da alface, a escarola não é tão popular quanto a primeira, mas deveria ser, já que é uma excelente fonte de nutrição ao corpo, principalmente por ser rica em vitaminas A, do complexo B, C, além dos minerais cálcio, ferro, potássio, fósforo, magnésio, selênio e zinco.
Chicória: benefícios e como consumir. A chicória, cujo nome científico é Cichorium pumilum, é uma planta rica em vitaminas, minerais e fibras e pode ser consumida crua, em saladas frescas, ou na forma de chás, sendo as partes mais usadas suas folhas e raízes.