O sangramento pode ser indicar doenças sexualmente transmissíveis, traumas durante a relação, presença de feridas no colo do útero ou ocorrer devido à lubrificação insuficiente da vagina, por exemplo.
Ovulação: Algumas mulheres notam um leve sangramento por um dia ou dois após a ovulação. Isso acontece regularmente para algumas pessoas. A ovulação é o momento do ciclo em que você está mais fértil. Se você estiver evitando a gravidez, não confunda o sangramento da ovulação com o sangramento menstrual!
Já o sangramento de ovulação em especifico ocorre devido à queda brusca do hormônio estrogênio durante o decorrer do ciclo menstrual. Mas só podemos chama-lo de “sangramento”, porque realmente tem a existência de sangue, que na verdade é tão pouca em sua quantidade, que poderíamos chama-lo de escape de ovulação.
Sim, se você tiver um ciclo mais curto ou um ciclo altamente irregular, é possível ovular enquanto ainda está sangrando, embora não seja muito comum. Um ciclo curto significa que a ovulação pode ocorrer naturalmente no início do ciclo.
Esse tempo pode variar de acordo com o ciclo de ovulação da mulher, sendo cinco a sete dias a média definida pela medicina para começar a contagem das semanas gestacionais. Nesse processo de fixação do zigoto pode ocorrer um leve sangramento, com duração média de três dias.
Dor de ovulação, às vezes também chamada de dor do meio do ciclo, pode surgir como uma dor aguda ou como uma cólica suave e acontece do lado do abdômen onde o ovário está liberando um óvulo (1–3). Geralmente acontece entre 10-16 dias antes do início da menstruação e não é perigosa, além de ser normalmente leve.
A menstruação regular demostra que a mulher está produzindo hormônios, porém nem sempre isso significa que a ovulação ocorreu. Ciclos de menstruação sem ovulação podem acontecer, prova disso é que 35% das mulheres em algum momento de sua vida terão ciclos de anovulação, ou seja, com ausência de ovulação.
Ainda assim, não estou ovulando, o que fazer?
Sinais e sintomas
À medida que o estrogênio atinge o pico, 1–2 dias antes da ovulação, o muco cervical geralmente se assemelha a uma clara de ovo crua que você pode esticar por alguns centímetros entre o polegar e o dedo indicador (4,5).