Correto escrever muitos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Mesmo sem muitas explicações gramaticais, é fácil compreender o seguinte: MUITO é uma forma única, não varia e usa-se sempre com o verbo. MUITO, MUITA, MUITOS, MUITAS é uma forma variável que vai utilizar-se quando a expressão se refere a um nome (pessoa, objecto, lugar)
Foram bastante ou bastantes?
Função de pronome indefinido Desempenhando o papel de pronome indefinido, bastante concorda com um substantivo e indica uma grande quantidade de algo, mas incerta. Quando a palavra com a qual concorda está no plural, ele também é flexionado. Como exemplificado a seguir: “Comprei bastantes presentes para meu filho.”
São muito bons Está certo?
Depende do que se pretende dizer: a) «Ele obteve muito bons resultados» = «Ele obteve resultados que são muito bons»; b) «Ele obteve muitos bons resultados» = «Ele obteve muitos resultados que foram bons.»
O que significa a palavra muitas?
Em grande quantidade; com abundância: agradeceu pelo muito que realizaram. Em excesso; com muita intensidade; excessivamente: ela canta muito. De modo extremo; no mais algo grau; extremamente: muito chato!
Como se escreve muitas coisas?
Muitas coisas ou muitas das coisas?
Uma leitora indaga qual a forma correta: I - "Muitas coisas que aconteceram não se justificam"; II - "Muitas das coisas que aconteceram não se justificam".
Em síntese, o que se quer saber é o que está correto entre estas duas expressões: muitas coisas ou muitas das coisas.
Mais itens...•18 de fev. de 2009
Quando se usa bastante e bastantes?
Bastante ou bastantes?
Está aí uma palavra-encrenca. ...
O uso mais comum é usar “bastante” como advérbio, no sentido de “muito”. ...
Quando usado como adjetivo, “bastante” assume significado de “suficiente”, devendo ser flexionado de acordo com o substantivo que o acompanha.
Mais itens...•16 de set. de 2016
Teve bastante dificuldades?
Tenho bastante problemas ou Tenho bastantes problemas? Bastante, como muito, pode funcionar seja como advérbio, sendo então invariável, seja comoadjetivo, devendo então concordar com o substantivo a que se refere. Quando houver dúvida em relação a bastante antes de palavra no plural, pode-se colocar muito no lugar.
Qual é a classe gramatical de muita?
A palavra “muita” é responsável por acompanhar o substantivo “gente”, indefinindo-o. Por isso, “muita” é classificado como pronome indefinido adjetivo. Esta classe gramatical sempre estabelece concordância com o substantivo a que se refere.
A palavra “bastante” pode assumir formas diferentes de acordo com seu uso. Ela pode ser advérbio de intensidade significando “muito”, sendo esse seu uso mais comum, e nesse caso ser invariável, ou seja, só é admitida para essa função a forma singular.
Teve bastante dificuldades ou bastantes dificuldades?
Não é muito comum vermos o emprego de bastantes, mas o certo é que sempre quando vier como adjetivo, concordará em número (singular ou plural) com o substantivo. ... Se “muito” for para o plural, assim também será com “bastante”.
Quando bastante é adjetivo?
Quando usado como adjetivo, “bastante” assume significado de “suficiente”, devendo ser flexionado de acordo com o substantivo que o acompanha. Veja: – Há motivos bastantes para o divórcio.
Como saber se bastante e advérbio ou adjetivo?
Bastante ou bastantes?
Está aí uma palavra-encrenca. ...
O uso mais comum é usar “bastante” como advérbio, no sentido de “muito”. ...
Quando usado como adjetivo, “bastante” assume significado de “suficiente”, devendo ser flexionado de acordo com o substantivo que o acompanha.