Como medir corrente elétrica
O capacímetro é um instrumento muito utilizado em eletrônica de bancada. O capacímetro funciona através do princípio da reatância capacitiva, medindo uma corrente que passa pelo capacitor após ser aplicada uma tensão alternada sem seus terminais. ...
O Multímetro Capacímetro Digital DT9205A+ da Yaxun é um incrível equipamento de teste que possui seletor de escalas com Tensão (V) (Alternada ou Contínua), Corrente (A) (Alternada ou Contínua), Capacitância (F), Resistência (?), Continuidade e Diodo (com sinal audiovisual) e teste de ganho em Transístores (hFE), tendo ...
Meça o capacitor com a ponta vermelha no positivo e a preta no negativo do capacitor. Durante alguns segundos o valor da resistência irá variar de um valor baixo até infinito (ou maior que 1MΩ). Nos capacitores com valores nominais menores que 1uF, pode ser difícil perceber a essa variação.
1º passo: Faça o curto circuito novamente para liberar qualquer resto de energia elétrica que esteja armazenada no capacitor. 2º passo: Coloque o multímetro na escala de continuidade, e coloque as pontas de prova nos terminais do capacitor e espere alguns segundos para que ele possa ser carregado.
Como testar capacitor (Curto Circuito)
O certo seria retirar o capacitor e fazer o teste, mas como é um SMD existe uma dificuldade extra para fazer isso. Boa tarde. Da para fazer o teste na placa também. Todos os outros só apitam no teste de continuidade de um lado, esse apito nos dois.
Os principais instrumentos para esse teste são o Osciloscópio e o Multímetro (na escala de tensão ou corrente)....Atualmente existem três métodos de medir componentes na placa:
Cheque as peças conectadas à placa-mãe e verifique se estão firmes e não estão se mexendo. A incompatibilidade é verificada checando o manual dos componentes. Normalmente, eles apontam com quais soquetes e placas a peça é compatível.
realmente sua placa mãe parece esta em curto! Tente ligá-la e veja se nenhum componente esta esquentando (aconselho o uso de papel térmico com uma bucha só pra não queimar os dedos ou ficar relando os dedos pelos componentes). Caso não consiga encontrar o jeito é usar um multímetro para encontrar o curto.
Por exemplo, se você quiser medir alguma tensão da placa mãe, você conecta a ponteira vermelha no borne 1. Se quiser medir diodo, continuidade ou até mesmo resistores, você coloca a ponteira vermelha no borne 2.
Um teste primário que pode ser realizado com um circuito integrado em mãos é fazendo uso da escala de resistência comum de um multímetro preferencialmente digital. Este teste é incompleto, e a maneira correta de se testar um circuito integrado é usando o seu datasheet e um osciloscópio.