Atualmente, o tratamento padrão para o edema macular diabético consiste na administração da medicação anti-VEGF por uma injeção intraocular. As injeções anti-VEGF têm capacidade de barrar a progressão do EMD e, em alguns casos, até recuperar parte da visão perdida.
Causas do edema macular Pós cirurgia de catarata (edema macular cistóide) também chamado de edema de mácula de Gass; Retinopatia diabética; Pós cirurgia de glaucoma ou vitreorretinianas; Degenerescência macular da idade (DMI);
O edema ocular ou “olho inchado” pode ser devido a uma inflamação nos olhos (olhos inflamados), uma infeção ocular, a lesões oculares ou traumas, a alergias que afetam o olho, entre outras causas menos frequentes.
O edema resulta do aumento do movimento de líquido do meio intravascular ao intersticial ou da diminuição do movimento de água do interstício aos capilares ou vasos linfáticos. O mecanismo compreende um ou mais dos seguintes fatores: Aumento da pressão hidrostática capilar. Diminuição da pressão oncótica plasmática.
O tratamento dessa condição vai variar de acordo com a causa que a originou e pode variar desde uso de medicações por via tópica (colírios), via oral ou até mesmo a realização de uma cirurgia. Os principais tratamento para edema macular são: fotocoagulação a laser e/ou injeções intra-vítreas de antiangiogênicos.
O edema macular cistoide é uma das principais causas de baixa de visão após cirurgia de catarata. O processo inflamatório parece ser o principal fator causal do edema. São considerados fatores de risco complicações cirúrgicas, doenças retinianas prévias, diabetes, uveítes e uso de colírios de prostaglandinas.
Injeção aplicada no olho é um tratamento importante para doenças graves da retina. Algumas doenças muito severas, como a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), atingem a região da retina, mais especificamente a mácula, uma parte importante do olho e responsável pela formação da visão central.
Verdade – É recomendado esperar 7 dias após a cirurgia para voltar a ter relações sexuais.
A cirurgia de catarata é um procedimento que pode levar de 20 minutos a 2 horas, a depender de qual técnica o oftalmologista optar por usar. Normalmente, a recuperação da cirurgia dura em torno de 1 dia a uma semana, especialmente quando é utilizada a técnica FACO ou a laser.
Contudo, as técnicas de facoemulsificação não estão isentas de riscos, sendo suscetíveis de algumas complicações que podem comprometer a visão, a saber: queimadura da córnea, traumatismo da íris, rutura da cápsula posterior, perda de vítreo, edema macular cistóide, infeções e astigmatismo induzido.
Assim, aqui vão algumas dicas para ter uma melhor recuperação após a cirurgia de catarata: se você puder, lave o cabelo com a ajuda de outra pessoa para evitar que escorra água e xampu no rosto e nos olhos (incline a cabeça para trás, como no cabeleireiro); não pressione os olhos; não abaixe a cabeça para pegar o ...
Retiramos os pontos após 14 dias da cirurgia. Após a retirada dos pontos, já está liberado para lavar normalmente seus cabelos, com shampoo normal e no chuveiro, com ressalva para as duchas muito forte.
O paciente recém operado de catarata deve evitar esforço físico, como levantar e abaixar a cabeça bruscamente, evitar realização de atividades físicas como esportes e academia a fim de evitar riscos de contaminação e pressão ocular que podem acontecer após a cirurgia de catarata.
No dia da cirurgia, após sua realização, deve-se evitar comidas pesadas, como frituras e alimentos de difícil digestão em função das sedação que foi realizada previamente, para evitar eventuais náuseas ou mesmo vômitos, estando liberada alimentação leve.
A visão pode ficar embaçada e costuma melhorar bem após cinco dias, mas, atividades leves como assistir TV, ler, usar o computador ou mandar mensagem no celular já podem ser feitas no mesmo dia da cirurgia.