Diga que a palavra laranja começa com a letra “L”. Peça para as crianças passarem o dedo sobre o traçado da letra “L”. Depois peça para as crianças pintarem da cor de sua preferência toda a letra “L” e depois de pintarem, estimule as crianças a colarem lantejoulas sobre o traçado da letra para decorá-lo.
Em um ambiente lúdico, as crianças puderam brincar com a linguagem escrita, tornando essa aprendizagem significativa. Trabalhando o aprimoramento da motricidade fina, foi realizada a colagem de papel picado no contorno da letra do nome, possibilitando ao aluno a percepção da forma da letra de seu nome.
Escreva a letra “N” na lousa para iniciar a aula. Explique para as crianças que muitas palavras são escritas com a letra “N”. Pronuncie “N” de maneira clara e estimule as crianças a falarem com você a letra “N”. É muito importante que as crianças assimilem o som com o traçado da letra.
Gramática. Os encontros vocálicos são agrupamentos de fonemas vocálicos da Língua Portuguesa e são classificados em hiato, ditongo e tritongo. Os encontros vocálicos são agrupamentos de fonemas formados por vogais ou semivogais em uma mesma sílaba ou sílabas diferentes.
Há três tipos de encontros vocálicos: ditongo, hiato e tritongo.