Não existe um número exato de acertos que garantem 700 pontos no Enem. Isso acontece devido ao método usado para corrigir as provas, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), uma modelagem estatística que considera dois fatores para gerar uma pontuação final: o grau da dificuldade da questão (fácil, médio e difícil)
A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.
A nota do ENEM é calculada, em cima da TRI - Teoria da Resposta ao Item, que leva em conta não só o número, mas também o padrão de acertos de cada estudante para atribuir pesos maiores ou menores por questão acertada.
Nota de corte do Prouni Para estar apto a participar, o estudante precisa ter feito pelo menos 450 pontos na média do Enem e não pode ter zerado a redação. As notas de corte para Agronomia no Prouni são de 610 pontos, em média. Em 2020, a mais alta do programa foi de 650.
Uma das exigências estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) é ter feito o Enem para poder concorrer aos seus processos seletivos. No caso do Prouni e Fies é preciso ter uma nota mínima Enem que é de 450 pontos na média geral e superior a zero na redação.
450 pontos