Para menores de 16 anos, a primeira via do CPF não pode ser feita pela internet. É preciso procurar alguns órgãos credenciados pela Receita Federal: Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho e Itamaraty. Para quem está fora do país, isso pode ser feito em embaixadas e consulados.
O que muita gente não sabe é que é possível tirar o CPF nos Correios. Para conseguir, o cidadão deve ir até uma agência dos Correios munido da carteira de identidade ou certidão de nascimento que comprove a naturalidade, a filiação e a data de nascimento do dependente.
É possível pedir o Cadastro de Pessoa Física pela Internet, sem sair de casa. Tirar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) online é uma alternativa durante a quarentena provocada pela pandemia de coronavírus. Esse é o documento que a Receita Federal utiliza para identificar seus contribuintes.
Como se cadastrar A solicitação para a inscrição no CPF pode ser realizada por meio do site da Receita Federal, gratuitamente. O número de inscrição é gerado no momento em que o CPF é solicitado e o contribuinte tem a opção de imprimir o comprovante de inscrição.
Passo 1: acesse o site oficial da Receita Federal e, na tela de início, clique na opção “CPF”. Passo 2: no menu seguinte, selecione “Regularizar cadastro CPF”. Passo 3: uma tela com instruções sobre a regularização do CPF pela internet será exibida.
As principais formas de aumentar a pontuação do CPF incluem: