EQST

Como Surgem E Morrem As Estrelas?

Como surgem e morrem as estrelas?

Até mesmo as estrelas nascem e morrem. ... O nascimento das estrelas ocorre quando uma gigantesca nuvem de gás e poeira começa a se concentrar no espaço, em uma região chamada de "berçário estelar". Conforme ela vai se condensando e esquentando, as partes externas desta nuvem começam a cair.

Como nascem as estrelas e o que é uma protoestrela?

As estrelas nascem a partir de nuvens de gás e poeira (nebulosas) existentes no espaço interestelar. Estas nuvens são, regra geral, muito extensas e muito frias. ... Forma-se, assim, aquilo a que chamamos uma proto-estrela (ver figura 1).

Qual o nome do lugar onde nascem as estrelas?

Chamadas de nebulosas, essas nuvens são formadas principalmente por gás hidrogênio e podem ser consideradas uma espécie de “berçário de estrelas”, já que nelas existe uma grande quantidade de estrelas nascendo ou jovens, como se fossem “estrelas bebês”.

Quando é que a estrela em formação começa a brilhar?

Quando a temperatura é alta o suficiente, essa enorme bola de gás começa a emitir luz e o hidrogênio começa a queimar. Esse processo é chamado de fusão nuclear e libera muita energia. Essa sequência de fenômenos caracteriza o início da vida de uma estrela.

Como uma estrela pode morrer?

Mas por que as estrelas morrem? ... "Mas em uma estrela com a massa do Sol, a temperatura de fusão do carbono para formar elementos mais pesados nunca será atingida, então forma-se um núcleo que não mais produzirá energia e, com isso, começa o processo de morte da estrela".

Por que as estrelas caem do céu?

As chamadas estrelas cadentes são, na verdade, meteoros, isto é, corpos celestes que entram na atmosfera terrestre e incendeiam-se por causa do atrito com o ar. ... Em virtude da alta velocidade e do atrito com o ar atmosférico, esses corpos do espaço incendeiam-se, o que provoca um rastro de luz no céu noturno.

Como ocorre o processo de formação estelar?

A formação estelar inicia-se quando as regiões mais densas das nuvens moleculares colapsam sob a ação de sua própria gravidade. ... A escala de tempo envolvida em todo este processo de colapso das regiões centrais das nuvens moleculares e de formação de estrelas é da ordem de milhões de anos.

O que é uma protoestrela?

[ Astronomia ] Nuvem de gás e poeira interestelar cuja contracção constitui uma fase inicial dará formação de uma estrela. Plural: proto-estrelas. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: protoestrela.

Porque é que as estrelas brilham?

Quase todas as estrelas são compostas principalmente de um gás chamado hidrogênio. O núcleo de uma estrela é muito quente. Quando uma grande pressão o comprime, uma parte do hidrogênio se transforma em outro gás, chamado hélio. Esse processo produz uma enorme quantidade de energia e faz a estrela brilhar.

Qual é o formato de uma estrela?

esférico Assim como os planetas e seus satélites, o real formato de uma estrela é o esférico. Isso ocorre porque é a forma de equilíbrio de corpos com muita massa que são submetidos apenas à ação da sua própria gravidade, sem influência externa. A luz emitida por uma estrela também pode variar.

Qual é o combustível de uma estrela?

No início as estrelas produzem o Hélio a partir do Hidrogênio (H), depois o Hélio (He) é queimado produzindo Lítio, e assim por diante. Dessa forma elas vão criando elementos novos. Essas reações ocorrem na região mais central, denominada núcleo.

Qual a fase mais longa na vida de uma estrela?

A sequência principal (SP) é etapa mais longa da vida da estrela, quando ela está fundindo hidrogênio em hélio no núcleo e brilhando estavelmente, em equilíbrio hidrostático.

Como se inicia o processo de evolução estelar?

O processo de evolução estelar se inicia a partir de nuvens de gás e poeira interestelar do qual as estrelas se formam. Em vários pontos dessas nuvens, porções de gás e poeira começam a se contrair e a concentrar matéria. Por esse motivo, elas são muito maiores que as estrelas. ...

O que acontece se uma estrela explode?

Em estrelas maiores, a fusão continua até que o núcleo de ferro se torne tão grande (mais do que 1,4 massa solar) que ele não consegue mais suportar sua própria massa. ... A onda de choque formada por este colapso súbito faz o resto da estrela explodir em uma supernova.

O que acontece com a estrela cadente?

Trata-se de um fenômeno luminoso criado pelo atrito e pela vaporização de corpos sólidos vindos do espaço, os chamados meteoróides. Eles penetram na atmosfera a velocidades altíssimas – até 250 000 quilômetros por hora – e logo se desintegram.

Quanto tempo leva para formar uma estrela?

"Elas quase sempre se formam em grupos, raramente isoladas", diz Thais. O processo de formação desses astros pode levar algumas dezenas de milhões de anos. "O primeiro estágio se dá quando uma massa grande da nuvem começa a se contrair.