As rochas sedimentares formam-se por três processos principais:
Sedimentação é o processo de desgaste das rochas e dos solos, ocasionada a partir dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo. Esse processo é responsável pela transformação das rochas ígneas e metamórficas em rochas sedimentares.
Resposta. As rochas sedimentares são formadas a partir da deposição de sedimentos ao longo do tempo, que acontecem através os agentes formadores e modificadores do relevo, como as chuvas e os ventos.
As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de outras rochas já existentes. Essa rocha original é chamada de protólito, que é a denominação dada na Geologia à rocha a partir da qual, por processos geológicos variados (incluindo o metamorfismo), formou-se uma nova rocha.
Muitas rochas metamórficas se formam quando rochas de outro tipo são submetidas a intensas pressões ou elevadas temperaturas. Quando, por exemplo, por mudanças ocorridas na crosta, uma rocha magmática é empurrada para regiões mais profundas e de maior pressão e temperatura, alterando a organização dos minerais.
As rochas metamórficas devem as suas características a diversos fatores, dos quais os mais importantes são: a composição das rochas preexistentes e que experimentam fenómenos de metamorfismo, a temperatura e a pressão durante o processo de metamorfismo, e os efeitos dos fluidos de circulação. ...
Diagênese é o nome dado ao conjunto de transformações que o depósito sedimentar sofre após a deposição, consistindo em mudanças nas condições de pressão, temperatura, Eh, pH e pressão de água, ocorrendo dissoluções e precipitações a partir das soluções aquosas existentes nos poros.
adjetivo Relativo à diagênese ou por ela causado. Etimologia (origem da palavra diagenético). Dia + genético.
Significado de Meteorização substantivo feminino O mesmo que meteorismo. Geologia Modificação sofrida por uma rocha ao contato com a atmosfera.
Tipo de meteorização que pode ocorrer com alteração da composição química dos minerais constituintes do corpo rochoso, podendo verificar-se a formação de minerais novos ou de neoformação. As ações químicas são provocadas sobretudo pela água, com diferentes substâncias dissolvidas ou em suspensão, e pelo ar húmido.
Intemperismo é um processo que altera física e quimicamente as rochas e seus minerais, tendo principais fatores o clima e o relevo. O intemperismo, também conhecido como meteorização, consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais. ... As rochas, então, sofrem um processo de decomposição.
O intemperismo e a erosão são as fases iniciais desse grande processo geológico. Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra.