EQST

Como Se Estabelece O Esquema Profiltico Da Raiva Humana?

Como se estabelece o esquema profilático da raiva humana?

Iniciar o esquema profilático com soro3 e 5 doses de vacina nos dias 0, 3, 7, 14 e 28. Observar o animal durante 10 dias após a exposição. Se a suspeita de raiva for descartada após o 10º dia de observação, suspender o esquema profilático e encerrar o caso. Lavar com água e sabão.

Como é feita a profilaxia da raiva?

A raiva é uma zoonose viral (vírus transmitido por animais) que ataca o sistema nervoso e leva à morte em praticamente 100% dos casos. A principal forma de prevenção contra a Raiva é vacinando os animais de estimação, cachorros e gatos.

Quantas doses de vacina da raiva?

Cinco doses da vacina raiva (inativada) (0,5mL) devem ser administradas em D0, D3, D7, D14 e D30. Imunoglobulinas antirrábica (RIGs) deve ser administrada concomitantemente com a primeira dose em caso de uma grave lesão (categoria III, segundo a OMS de classificação de risco da raiva).

Como é realizado o esquema de vacinação e uso de soro anti Rabico em humanos?

Iniciar esquema profilático com 2 doses da vacina (IM ou ID), uma no dia 0 e outra no dia 3. – Se a suspeita de raiva for descartada após o 10º dia de observação, suspender o esquema profilático e encerrar o caso. – Se o animal morrer, desaparecer ou se tornar raivoso, completar o esquema até 4 doses.

Como administrar soro antirrábico?

Nas crianças com idade menor de 2 anos, deve ser administrado na face lateral da coxa. Não se deve aplicar soro na mesma região em que foi aplicada a vacina. Quando não se dispuser do soro ou de sua dose total, aplicar a parte disponível no máximo em até 7 dias após aplicação da primeira dose da vacina.

Como é feito o soro antirrábico?

O soro antirrábico é produzido a partir do plasma de equinos hiperimunizados com vírus fixo inativado, amostra PV, replicado em cultivo celular. VIA DE ADMINISTRAÇÃO: INTRAMUSCULAR.

Como é aplicada a vacina contra raiva?

Quantas doses tomar
  1. Vacinação com menos de 1 ano: administrar 1 injeção após a mordida;
  2. Vacinação com mais de 1 ano e menos de 3 anos: administrar 3 injeções, 1 imediatamente após a mordida, outra ao 3º dia e ao 7º dia;
Mais itens...

Quando vacinar para raiva?

A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. Cachorros devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável. Geralmente é ministrada uma semana após a primeira dose da óctupla e o reforço deve ocorrer anualmente.

Quanto tempo dura a vacina da raiva no cachorro?

Em áreas de risco, com maior incidência da raiva, uma segunda pode ser administrada 2 a 4 semanas após a primeira dose. Do contrário, a vacina deve ser aplicada a cada 12 meses. Alguns países, fora da América Latina já possuem vacinas para serem aplicadas a cada 3 anos. Mas não é o caso do Brasil.

Como infiltrar soro antirrábico?

Devendo infiltrar a maior quantidade possível da dose do soro que a região anatômica permita, e, o volume restante pode ser aplicado por via IM, se houver, podendo ser usada a região glútea. Sempre aplicar em local anatômico diferente do que foi aplicada a vacina.

Quando tomar soro antirrábico?

O soro antirrábico, quando injetado no paciente exposto a uma situação de risco (mordedura ou lambedura por animal suspeito) age aumentando o período de incubação da doença, proporcionando um tempo mais longo para a instalação da imunidade ativa induzida pela vacina, que deve ser aplicada concomitantemente.

Como calcular a quantidade de soro antirrábico?

Divide-se o total de Unidades Internacionais (UI), necessárias para o paciente (1600UI), por 200UI e obtêm o total em ml de soro a ser administrado em ml = 8 ml. - Outra forma é o cálculo simplificado: Peso X 0,2 Exemplo: Paciente 40 kg → 40 kg x 0,2 = 8 ml. - Dose máxima a ser aplicada: 15 ml.

Quanto tempo para tomar vacina antirrábica?

Além disso, é necessário fazer um reforço a cada 6 meses para pessoas que manuseiam o vírus rábico vivo, e a cada 12 meses para pessoas em contínuo risco de exposição. Para pessoas não expostas ao risco, o reforço é feito 12 meses meses após a primeira dose, e depois a cada 3 anos.