A chamada Doutrina Monroe foi anunciada pelo presidente americano James Monroe (presidente de 1817 a 1825) em sua mensagem ao Congresso em 2 de dezembro de 1823. ... a não intervenção dos Estados Unidos em conflitos relacionados aos países europeus como guerras entre estes países e suas colônias.
Resposta. A Doutrina Monroe pregava a independência dos países da América em possíveis intervenções européias. Mas o verdadeiro interesse do governo expresso por essa doutrina era o domínio sobre os demais países americanos.
A chamada Doutrina Monroe, sob seu aspecto formal, pretendia postar a posição dos EUA enquanto liderança continental capaz de garantir a soberania das nações latino-americanas frente às potências européias. Entre outros princípios, essa doutrina defendia que nenhuma nação americana poderia ser recolonizada.
Doutrina Monroe
A Doutrina Monroe colocava-se contra o colonialismo em terras do continente americano. ... A doutrina se colocava contra o colonialismo em terras do continente americano, isso é tão verdade que os Estados Unidos foram os primeiros a reconhecer a independência dos países anteriormente colonizados pela Espanha.
Durante os séculos XIX e XX, os Estados Unidos adotaram a Doutrina Monroe que, em resumo é a “América para os Americanos”.
Resposta: Os objetivos eram a matéria prima,a mão de obra barata e o mercado consumidor. A justificativa dos europeus eram dizer que estavam ajudando esses países levando civilizações.
As intenções dessa diplomacia eram proteger os interesses econômicos dos Estados Unidos na América Latina. A ideologia do Big Stick levou à expansão da Marinha dos Estados Unidos e a um maior envolvimento dos Estados Unidos em questões internacionais.
A profunda insatisfação com a Coroa, que cobrava elevados impostos ao mesmo tempo em que os gastava sem trazer benefícios para os locais, é o principal elemento que liga a Revolução Pernambucana à Revolução Americana.
O principal documento assinado no contexto da independência estadunidense foi a Declaração da Independência, ratificada em 4 de Julho de 1776 e marcou o início da guerra americana pela independência (que acabou, com vitória dos revolucionários americanos contra a monarquia inglesa, em 1783).
As idéias do Iluminismo foram as principais influências para as colônias americanas se tornarem uma só nação. Alguns dos líderes da Revolução Americana foram influenciados pelas idéias iluministas que são a liberdade de expressão, a igualdade, a liberdade de imprensa e a tolerância religiosa.
Resposta:A Independência dos EUA foi o movimento de libertação do país contra a metrópole colonial, a Inglaterra. Os conflitos iniciaram em 1774 e se estenderam até 1776, quando começou oficialmente uma guerra entre Inglaterra e Estados Unidos, vencida pelos americanos em 1783.
O movimento pela Independência dos Estados Unidos ocorreu na virada da década de 1770 para a 1780 e deflagrou uma guerra cujo fim, em 1783, selou a autonomia das Treze Colônias. A Declaração de Independência foi redigida e assinada em 04 de julho de 1776.
O Haiti foi o primeiro país latino-americano a se tornar independente da França. A Independência do Haiti da metrópole francesa ocorreu em 1804, após uma sangrenta batalha na ilha antilhana, em que a população branca foi exterminada pelos escravos que haviam se revoltado.
A Revolução Francesa foi uma revolta popular ocorrida na França durante 1789-1799 e que foi responsável por derrubar a Monarquia, cujo resultado final foi a condenação do rei à morte. A Revolução Francesa foi inspirada nos ideais iluministas e no desejo da derrubada do absolutismo francês.
Resposta. Resposta: A Revolução Francesa aconteceu por conta da insatisfação da burguesia com os privilégios que a aristocracia francesa gozava e da insatisfação do povo com sua vida de sofrimentos, marcada pela pobreza e fome.
França
Resposta. Resposta: O autor afirma que a Revolução Francesa não teria acontecido se houvesse a ação das pessoas comuns, ou seja, da ação popular.
Resposta. Resposta: a) O autor afirma que a revolução Francesa não teria acontecido caso não houvesse ação das pessoas comuns ou seja da ação popular.
A visão do autor é agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual, numa mesma localização, criando um vínculo entre o autor e o leitor.
A Revolução Francesa, ciclo revolucionário que aconteceu entre 1789 e 1799, foi responsável pelo fim dos privilégios da aristocracia e pelo término do Antigo Regime. A Revolução Francesa é o nome dado ao ciclo revolucionário que aconteceu na França entre 1789 e 1799 que marcou o fim do absolutismo nesse país.
As principais características da Revolução Francesa, que a difere das outras Revoluções burguesas, foram: participação de camadas populares no processo revolucionário, defesa dos ideais iluministas, separação da Igreja e do Estado e exaltação da Razão.
O Artigo primeiro da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, diz: "Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. ... Foi também na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão que o lema da República Francesa se inspirou: "liberdade, igualdade, fraternidade".
A importância da Revolução Francesa é tamanha que os historiadores a utilizam para marcar o fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea. ... Sua queda representou o enfraquecimento do poder político dos reis franceses, tornando-se um dos principais símbolos do processo revolucionário.