Os fósseis geralmente são formados pelas partes duras de seres vivos, como conchas ou ossos. ... O fóssil é o formato dessas partes duras conservado na rocha. Alguns fósseis se formaram a partir de moldes deixados em materiais moles que mais tarde endureceram.
SEPARAR EM SÍLABAS
Fóssil é paroxitona,pois a sílaba tônica está na penultima sílaba.
Nada muda quanto à divisão silábica para efeitos de translineação, pelo que a partição de superfície continua ser su-per-fí-cie, sem se separar o encontro vocálico da sequência final -cie.
Tabuleiro é ditongo! Veja que "ei" na separação silábica permanecem em uma mesma silaba:TA-BU-LEI-RO.
SEPARAR EM SÍLABAS
A forma correta é superfície. As palavras esdrúxulas, ou seja, com acento tónico na antepenúltima sílaba, levam sempre acento gráfico. A outra forma não existe.
SEPARAR EM SÍLABAS
A palavra “superfície” é acentuada, pois é paroxítona terminada em ditongo. ... A palavra “céu” segue a mesma regra de acentuação de “superfície”. b. A palavra “contrário” segue a regra de acentuação de “superfície”.
Por quê? É por causa da regrinha: todas as paroxítonas são acentuadas, menos as que terminam em -a, -e, -o, -em, -ens, ou que contenham os ditongos abertos -éi e -ói. E no caso de mágoa, série e pátio, por exemplo, por que são acentuadas se terminam em -a, -e, -o???
As palavras terminadas em -i também são, segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, naturalmente oxítonas, não tendo a sua sílaba tônica marcada com acento gráfico. Esta regra também se aplica às palavras: gari, saci, aqui,...
Fácil, adjectivo, leva acento agudo, porque é uma palavra grave terminada em l. Facilmente perdeu o acento (mas continua a ser acentuada na pronúncia), como qualquer advérbio terminado em -mente, depois da reforma ortográfica luso-brasileira de 1971-73. Escrevia-se, até então, "fàcilmente" (com acento grave).
A forma correta de escrita desta palavra é após, com acento agudo na vogal o. ... A palavra após pode atuar como uma preposição ou como um advérbio. É usada, principalmente, para indicar posteridade no tempo ou no espaço. É, assim, sinônima de depois, atrás, detrás e a seguir.
Resposta: Porque a palavra " férias" estaria errada de forma gramatical se estivesse sem o acento .
Em termos práticos, [que] é acentuado quando monossílabo tônico. E não é acentuado quando átono. No entanto, em determinados casos, há certa dificuldade em distinguir o tônico do átono.
Reza o Formulário Ortográfico de 1943 (na 14ª regra da Acentuação Gráfica - Obs.) que o acento circunflexo deve ser usado como distintivo ou diferencial entre “porquê (quando é substantivo ou vem no fim da frase) e porque (conj.)” e entre “quê (s.m., interj., ou pron. no fim da frase) e que (adv., conj., pron. ou part.
A palavra lápis é acentuada , porque toda paroxítona terminada em l , n,r ,x , i (s), u (s) , ps , ã (s) , um e uns deve ser acentuada .
– “Órgãos”: a palavra apresenta duas sílabas – ÓR-GÃOS. ... Portanto, a palavra “órgãos” foi acentuada por ser paroxítona (a sílaba tônica é a penúltima). Entre as regras de acentuação dos paroxítonos, destaco que se acentuam os paroxítonos terminados em “Ã(s)” e “ÃO(s)”.
Resposta: Pois são acentuadas as oxítonas terminadas em a e o, e no caso guaraná é terminada em a.
O título coincide com uma pergunta que me fizeram outro dia: por que "biquíni" tem acento? A palavra é paroxítona (a sílaba tônica é a penúltima). Paroxítonas terminadas em "i" levam acento. ... Se vier no plural, vale a mesma explicação: biquínis, táxis.
Proparoxítona é uma palavra cuja sua antepenúltima sílaba é a tônica. TODA PROPAROXÍTONA É ACENTUADA. ... A palavra IRMÃ, se encaixa na definição de oxítona, pois sua última sílaba é tônica.
Nota: Irmão, Irmã, Irmãos e Irmãs não são acentuados por serem oxítonas! Terminadas em R, X, N ou L: Todas as proparoxítonas terminadas em R, X, N ou L é acentuada.