O soro é obtido após a coleta, coagulação da amostra e posterior centrifugação, sendo que nenhum anticoagulante é utilizado. O objetivo é que haja a formação de coágulo, e nesse processo os fatores da coagulação, plaquetas e fibrinogênio são consumidos.
O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo relacionado, entre outras funções, com o transporte de nutrientes e gases respiratórios e a defesa do organismo.
No sangue, encontramos nutrientes gerados pelos alimentos que comemos, células que defendem o nosso organismo de doenças, oxigênio obtido com a respiração… Se o sangue ficasse parado, somente uma parte do nosso corpo desfrutaria de tudo o que ele tem a oferecer.
Os leucócitos ou glóbulos brancos são elementos figurados do sangue que têm como função a defesa contra organismos estranhos. Estas células são produzidas na medula e existem 5 tipos na corrente sanguínea.
Os leucócitos têm como principal função proteger nosso organismo contra patógenos e organismos estranhos. Eles atuam fagocitando as partículas invasoras ou produzindo substâncias que vão agir destruindo ou inativando essas partículas.
A histamina provoca a resposta inflamatória. Como parte de uma resposta imunitária aos agentes patogênicos estranhos, a histamina é produzida por basófilos e dos mastócitos encontrados em tecidos conjuntivos próximos. ... Deste modo, a histamina é habitualmente protonado a um catião carregada isoladamente.
A histamina exerce um efeito vasodilatador predominantemente sobre os vasos sanguíneos finos, resultando aumento da permeabilidade vascular, em rubor, queda da resistência periférica total e redução da pressão sanguínea. A vasodilatação é o efeito biológico mais importante em humanos.