Como o fluxo de atendimento no SUS? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A Central de Marcação recebe a demanda através do sistema de regulação, os reguladores analisam se estão de acordos com os protocolos assistenciais, e respondem para a Unidade Solicitante por meio do teleatendente que informa ao paciente e o encaminha para o atendimento no serviço de saúde de referência.
Como é feito o atendimento na UBS?
Formas de Acesso Ações como consultas, cadastro, visitas domiciliares, acompanhamento de condições como diabetes e hipertensão, acompanhamento do pré-natal, são realizadas pela sua equipe de referência. Assim, é necessário ser morador da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde.
Como funciona o Sistema Único de Saúde SUS?
Como é um sistema público, todos os cidadãos brasileiros, sem discriminação de raça, cor, crenças, classe social ou local de moradia, têm direito de usar SUS. A única exigência é que esse cidadão tenha um cartão específico de acesso, chamado Cartão Nacional de Saúde.
Como é o atendimento nos postos de Saúde?
Posto de saúde: É a unidade de atenção básica, a porta de entrada do SUS, onde são realizados exames, consultas e acompanhamento médico, além de entrega de remédios e aplicação de vacinas. Quando necessário, solicita a outros serviços de saúde o encaminhamento do paciente.
Como proceder no acolhimento de um paciente?
Etapas do Acolhimento
Precisa de atendimentos de rotina (vacina, farmácia) ou tem atividade agendada (consulta, coleta de exame, curativo) -> encaminhar para o local.
Quer marcar consulta -> avaliar necessidade de encaminhamento para escuta qualificada. Não precisa de escuta qualificada -> agendar a atividade demandada.
Como funciona uma unidade básica de saúde?
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.