O FIES deposita dinheiro na conta do estudante para pagar a mensalidade da faculdade? Não. Apesar de funcionar como um empréstimo - com contrato, juros e prazo de pagamento, o FIES não deposita nenhum dinheiro na conta do estudante. O valor financiado é repassado diretamente para a universidade.
Como funciona o Fies? Ao início de cada semestre letivo, o Fies abre inscrições para os candidatos que desejam concorrer a um contrato de financiamento estudantil. Os selecionados contam com o auxílio do Governo Federal para o custeamento das mensalidades do curso, até a conclusão do mesmo.
Por meio do FIES, os estudantes conseguem arcar com os custos da graduação e, após conseguir o diploma, devolvem o valor recebido com o pagamento de parcelas mensais. Para conseguir esse financiamento, entretanto, é preciso atender a alguns critérios. Ao todo, são 3 modalidades diferentes a depender da renda do aluno.
Com o FIES, qualquer pessoa que fez o Enem pode tentar obter crédito estudantil a juros baixos. A cobrança só vem depois da formatura, em suaves prestações mensais. Quem está pensando em fazer Farmácia com o FIES terá que apresentar uma nota razoável no Enem – em qualquer edição a partir de 2010.
O FIES foi criado inicialmente para favorecer todos os brasileiros pertencentes a determinada faixa de renda interessados em fazer um curso superior em faculdade particular. Comprovar renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa. ...
Para conseguir contratar o financiamento, o aluno não precisa ter renda própria, mas deve apresentar um fiador, que pode ser o pai ou a mãe. Normalmente, os bancos exigem que as rendas somadas do aluno e do fiador sejam suficientes para pagar o equivalente a duas vezes e meia o valor da mensalidade do curso.