Como funciona o concurso do INSS? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O concurso do INSS tem alguns detalhes que não vemos em outros concursos. Embora o concurso seja federal, as vagas são regionalizadas. Isto é, o edital traz um número certo de vagas, mas essas vagas são distribuídas pelas diversas cidades brasileiras.
O que é preciso para ser analista do INSS?
Desta forma, quem deseja ingressar como técnico ou analista do seguro social deve estudar para as seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa;
Raciocínio Lógico;
Informática;
Noções do Regime Jurídico Único;
Código de Ética do Servidor Público;
Direito Constitucional;
Direito Administrativo; e.
Sistema de Seguridade Social.
14 de jul. de 2021
Para quando está previsto o concurso do INSS?
O concurso INSS 2021 está mesmo ganhando força. Em reuniões realizadas entre os dias 8 e 13 de setembro, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Leonardo Rolim, confirmou a Federação Nacional dos Sindicatos que o orçamento para realizar a nova seleção está no PLOA para 2022.
Quantas questões tem que acertar no concurso do INSS?
Assim, de 120 questões, 70 delas, ou seja, quase 59% se referiram à disciplina de seguridade social, que abarcava conteúdos de direito previdenciário e lei de assistência social. Português teve peso de 15% de toda a prova e as demais disciplinas, juntas, somaram 26% da cobrança.
Qual a diferença entre técnico e analista do INSS?
O cargo do INSS de analista exige formação em nível superior. Algumas vezes, o edital requer graduação em um curso específico, e, em outros casos, são aceitos diplomas de qualquer área. Para o cargo de técnico, a exigência é que você tenha concluído o nível médio.
Quanto ganha uma analista do INSS?
R$ 8.357,07
Para analista, a remuneração inicial é de R$ 8.357,07.