O modo de uso do Ciclo 21 consiste em tomar um comprimido diariamente, durante 21 dias seguidos, iniciando o 1º comprimido no 1º dia da menstruação. Depois da ingestão dos 21 comprimidos, deve-se fazer uma pausa de 7 dias, sendo que a menstruação deve ocorrer dentro de 3 dias após a ingestão do último comprimido.
Em termos simples, a pílula anticoncepcional possui estrógenos e progestacionais sintéticos em sua composição, o que contribui para o impedimento da formação do óvulo pelo ovário. Quando a mulher toma a referida pílula pelo período indicado (que são 21 dias), não ocorre a menstruação.
A pílula anticoncepcional é composta por hormônios sintéticos, sendo eles o estrogênio e a progesterona. Como vimos antes, ambos tem um papel de inibir as gonadotrofinas hipofisárias, o FSH é inibido pelo estrogênio e o LH é inibido pela progesterona. Dessa forma, não ocorre a maturação do folículo e nem a ovulação.
O Adoless é um que possui baixa taxa de hormônio, mas mesmo assim há várias contraindicações, inclusive para mulheres que têm histórico de câncer. Apesar da Adoless ser considerada uma pílula anticoncepcional de menor risco por causa da baixa dosagem de hormônio, não é indicado consumi-la por conta própria.
A minipílula exerce seu efeito contraceptivo de várias formas. Assim como a pílula de estrogênio e progesterona, a minipílula também age impedindo a ovulação. Porém, esse efeito supressor da ovulação é bem mais fraco que os dos anticoncepcionais tradicionais.