EQST

Como Feito O Tratamento De Pacientes Com Hansenase De Acordo Com Os Protocolos Do Ministrio Da Sade?

Como feito o tratamento de pacientes com hansenase de acordo com os protocolos do Ministrio da Sade? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como é feito o tratamento de pacientes com hanseníase de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde?

O tratamento medicamentoso é realizado com a associação de três antimicrobianos - rifampicina, dapsona e clofazimina – a qual denominamos de Poliquimioterapia Única (PQT-U).

Como fazer diagnóstico de hanseníase?

O diagnóstico de caso de hanseníase é realizado por meio do exame físico geral e dermatoneurológico para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos, com alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas.

O que é hanseníase Ministério da Saúde?

Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta, que se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermatoneurológicos: lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés.

Quais os tipo de medicamento para o tratamento da hanseníase?

A rifampicina é indicada com dapsona no tratamento da forma paucibacilar da hanseníase; e junto de dapsona e clofazimina na forma multibacilar da doença1, 2. As provas de tratamento da rifampicina na hanseníase são provenientes de séries de casos4.

Qual o tempo de tratamento da hanseníase?

A duração do tratamento varia de acordo com a forma clínica da doença. Para pacientes com hanseníase paucibacilar (PB) a duração é de seis meses e para pacientes com hanseníase multibacilar (MB) a duração é de doze meses.

Como saber se vc tem hanseníase?

Sintomas
  1. Lesões na pele indicada por manchas mais claras que a cor da pele ou avermelhadas, nódulos, placas;
  2. Diminuição da sensibilidade na área das lesões, podendo ocorrer a perda da sensibilidade também;
  3. Formigamento ou dormência nas mãos ou pés;
  4. Ferimentos ou queimaduras indolores nas mãos ou nos pés;
Mais itens...•29 de jan. de 2020