EQST

Como Feito O Processo Admissional?

Como é feito o processo admissional?

As principais etapas do processo de admissão

  1. Recrutamento e processo de seleção. O processo de admissão do empregado começa ainda na fase de recrutamento e seleção, conduzida pela área de Recursos Humanos. ...
  2. Aprovação do candidato. ...
  3. Regulamentação por parte funcionário. ...
  4. Regulamentação por parte da empresa.

Como é feito o processo de admissão?

O processo de admissão Além da formalização, você conviverá com uma série de outros processos ligados à contratação. É preciso ir ao mercado, receber currículos, identificar os melhores candidatos e, posteriormente, integrar os novos colaboradores à empresa.

O que é o kit admissional?

O Kit Admissional tem por objetivo agilizar o processo de admissão dos empregados e a emissão de respectivos relatórios contratuais. ... Vale lembrar, que os relatórios personalizados devem seguir um padrão de desenvolvimento para que sejam emitidos por essa rotina.

Quais doenças reprovam no exame admissional?

Tanto a gravidez quanto doenças preexistentes, como HIV, não podem ser atestados em um exame admissional, e caso seja solicitado, o Ministério do Trabalho pode ser acionado, principalmente se for comprovado que foi excluído da vaga por conta do resultado do exame atestando uma das condições sinalizadas.

O que é avaliado no exame médico admissional?

O exame admissional é exigido por lei para os contratados no regime CLT e deve ser feito antes do funcionário iniciar suas atividades na empresa que o contratou. Esse exame serve para avaliar a saúde física e mental do novo colaborador a fim de verificar se ele está apto para exercer sua nova função.

Quando o exame demissional da inapto?

Caso o colaborador não seja aprovado no exame demissional, o desligamento da empresa não poderá acontecer, pois a Justiça do Trabalho responsabiliza a empresa por qualquer quadro clínico desenvolvido pelo trabalhador durante o tempo em que ele estava trabalhando para a organização.

O que significa inapto para função?

Da mesma forma, ser inapto não quer dizer que o colaborar tenha uma doença, apenas significa que não poderá exercer a função para a qual foi indicado. Uma mesma pessoa pode estar apta para uma atividade e inapta para outra.

O que acontece se não fizer exame demissional?

Não fazer o exame constitui uma presunção contra a empresa (presunção e não verdade absoluta). Se o trabalhador descobre que tinha alguma doença relacionada com o trabalho, por exemplo, pode ter direito à reintegração ao emprego.

O que acontece se eu não fizer o exame demissional?

O que fazer quando o funcionário se nega a fazer o exame demissional? Uma vez que a empresa não pode coagir o empregado a se submeter à avaliação médica demissional, aquela deve se precaver notificando formalmente o trabalhador a respeito da data e do horário do exame, bem como o médico responsável por realizá-lo.

O que fazer quando o médico do trabalho da inapto?

Sendo assim, caso o médico da empresa constate que o funcionário não está apto para o retorno às atividades laborais, deverá informar à empresa esta conclusão e a empresa, por sua vez, deverá apresentar recurso ou propor ação acidentária contra o INSS.

Quando o médico do trabalho da inapto?

O QUE FAZER QUANDO O INSS CONCEDE ALTA MÉDICA AO TRABALHADOR E O MÉDICO DO TRABALHO O CONSIDERA INAPTO? ... Na hipótese de não haver uma função na empresa compatível com a situação clínica do trabalhador, este poderá até mesmo receber salário sem trabalhar, uma vez que as faltas seriam justificadas por laudo médico.